Vindima é tema de jantar no Museu do Vinho

blank

Inspirado na colheita da uva, o Museu do Vinho Gramado realizará no próximo dia 17 (sábado), Jantar Harmonizado-Edição Vindima. Uma noite pensada para celebrar a cultura, história e a dimensão sensorial da bebida milenar. Mais do que um evento gastronômico, a proposta é oferecer uma experiência que conectará passado, presente e futuro de um dos rituais mais simbólicos da vitivinicultura.

O jantar iniciará às 19 horas, em um ambiente intimista e cuidadosamente preparado para estimular os sentidos. O menu foi criado especialmente para a ocasião, com pratos inspirados na época da colheita, harmonizados com tintos e espumantes premiados e produzidos na Serra Gaúcha.

Cada etapa da noite foi pensada para proporcionar uma jornada enogastronômica, valorizando ingredientes, histórias e tradições que atravessam gerações.

Ao longo da experiência, os convidados serão conduzidos por narrativas históricas, rituais simbólicos e vivências sensoriais guiadas, além de intervenções culturais que reforçam o vinho como expressão de identidade, celebração e pertencimento.

PISA DAS UVAS

Durante o jantar em homenagem à vindima, o Museu do Vinho irá divulgar as novas experiências que o atrativo irá proporcionar aos seus visitantes ao longo de 2026. Entre as atividades que passarão a fazer parte das atrações do Museu, está a tradicional Pisa das Uvas.

ENOGASTRONOMIA

O Museu do Vinho vem realizando uma série de jantares especiais, com grande adesão de público, consolidando-se como um espaço que vai além da exposição, mas também como ponto de enogastronomia e preservação cultural. A proposta é transformar conhecimento em vivência e memória em emoção, aproximando turistas e moradores das raízes que moldaram a história do vinho.

Por isso, mesmo sem vinhedos ou colheita física, o Museu do Vinho Gramado busca traduzir esses momentos por meio da memória, da narrativa, da gastronomia e da harmonização, preservando a tradição ancestral que envolve o ciclo do vinho.

“Este jantar oferece uma celebração cultural, histórica e sensorial do vinho. O Museu do Vinho assume, com orgulho, o papel de guardião da memória e dos significados da vindima, que é muito mais do que colher uvas. É celebrar o tempo, o trabalho, a cultura e o vinho pronto para ser compartilhado”, comenta o gestor do Museu, Jonas Lüdcke.

“Preservamos o que há de mais essencial, o significado e a narrativa que conectam o vinho às pessoas”, conclui ele.

RODÍZIO DE MASSAS

Durante o funcionamento normal do Museu do Vinho, os visitantes têm a oportunidade de preparar a sua própria refeição ou saborear um exclusivo rodízio de massas.

Diariamente das 10h às 16 horas, no bistrô do museu, o cliente tem a opção de combinar a massa, o molho e outros acompanhamentos de sua preferência.

Para o rodízio reservas podem ser feitas de quinta a sábado em dois horários, às 19h e 20h30. O menu reúne pratos típicos da culinária italiana, como massas artesanais, molhos tradicionais e grelhados que levam o tempero da Serra Gaúcha.

Para completar, cada opção conta com sugestões de harmonização de vinhos, proporcionando uma experiência sensorial completa. Os rótulos são produzidos em tradicionais vinícolas da região.

SERVIÇO

Evento: Jantar Harmonizado – Edição Vindima

Data: 17 de janeiro

Horário: 19h

Local: Museu do Vinho Gramado

Vagas: Limitadas

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo Whatsapp (54) 9 9473.0494.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.