Tradicional TTT terá a maior edição de sua história em 25 de janeiro

blank

A TTT terá uma edição histórica. A tradicional corrida de praia do Brasil vai contar com 4 mil atletas. O número de corredores é um recorde nas 19 edições do evento esportivo. A TTT (Travessia Tramandaí Torres) será realizada no dia 25 de janeiro, com a ultramaratona, de 84 km individual ou revezamento por equipes, a maratona, de 42,195 km, a meia maratona e a corrida de 8,3 km.

As inscrições foram todas esgotadas 50 dias antes da realização do evento. Nesta edição sob a direção do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), que também realiza a Maratona Internacional de Porto Alegre, a TTT atraiu um grande número de atletas e alcançou a marca histórica por conta das novidades. Além de renovar o evento que já é tradição do verão gaúcho, a programação ganhou duas novas corridas: os 21,097 km da meia maratona e também a prova de 8,3 km, que corresponde ao último dos oito trechos da prova de revezamento de 84 km.

“Assim que assumimos a organização do evento, o primeiro passo era revitalizar o evento. Mais que uma nova marca e identidade, buscamos trazer novos corredores. A TTT é reconhecida em todo o país por ser uma prova dura, para os mais experientes, por conta das distâncias e a dificuldade. A partir deste ano, vai contar também com atletas iniciantes, que têm feito a modalidade crescer muito no Brasil nos últimos anos. Será um grande festival de praia, em que a corrida tem papel de união”, afirma Paulo Silva, diretor do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), que a partir desse ano assina a organização do evento.

A TTT é conhecida por atletas de todo o país pela prova de maior distância, a ultramaratona, com pouco mais de 84 km. Além da modalidade individual, o desafio será feito também em revezamento, com equipes de dois, quatro ou oito atletas. A prova principal do evento começa em Torres, cidade praiana do extremo norte gaúcho, e termina no limite entre os municípios de Imbé e Tramandaí. Todo o percurso é feito pela praia.

Ao longo do trajeto da TTT são distribuídos postos de controle, em que há a troca de atletas nas modalidades de revezamento. As largadas das provas de 42 km, 21 km e 8,3 km, individuais, estarão localizadas pelo percurso de 84 km. Todos os corredores, independente de modalidade ou distância, concluem seus desafios na mesma linha de chegada.

Na edição deste ano, pela grande quantidade de atletas de Porto Alegre, haverá retirada de kits na capital gaúcha. No dia 21 de janeiro, quatro dias antes do evento, os inscritos encontraram seus kits no Jockey Club do Rio Grande do Sul (Av. Diário de Notícias, nº 570). Já na véspera, no dia 24, os kits estarão disponíveis no Macromix Atacado Xangri-Lá (Rodovia RS 407, nº 2575 – Xangri-Lá).

A TTT 2025 é realizada e organizada pelo Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA) e tem a Unimed como serviço médico oficial. O evento conta com o patrocínio de DaColônia Alimentos Naturais, Macromix Atacado, Gatorade e Termolar, e tem apoio institucional da Prefeitura de Torres e da Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria de Turismo.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.