Semana da África RS abre sua programação 2025 em Alvorada com desfile, oficinas e apresentações culturais

blank

A cidade de Alvorada será o ponto de partida da edição 2025 da Semana da África RS, projeto cultural que celebra as culturas africanas e afro-diaspóricas por meio de uma programação rica e diversa. A primeira data do evento acontece no dia 26 de abril, com uma série de atividades gratuitas abertas ao público no CÉU das Artes, incluindo desfile de roupas africanas, oficinas, apresentações de danças tradicionais, exposições, contação de histórias e degustação de comidas típicas.

 

O projeto, que neste ano será realizado também nas cidades de Esteio (4/05), Viamão (23/05) e Porto Alegre (24/05), tem como objetivo promover a valorização das expressões culturais africanas presentes no Rio Grande do Sul, destacando a produção artística e cultural de comunidades africanas que vivem no estado.

 

Em Alvorada, o evento contará com a participação de artistas e lideranças locais, além de convidados internacionais. Entre os destaques da programação estão a Oficina de Tranças Africanas com Elisa Mateus, do coletivo Tranças África, que apresentará técnicas tradicionais e sua importância cultural; a apresentação das dançarinas Mumuilas, trazendo danças típicas do sul de Angola; e a performance dos rappers Kizua e Kanhanga, este último também atuando como produtor cultural. O público poderá ainda saborear pratos típicos com assinatura da Chef Elis, especialista em culinária africana, além de apreciar a exposição do artista plástico Prince Kapweya, que apresenta obras inspiradas nas tradições e vivências do continente africano. A programação inclui também contação de histórias africanas, voltada especialmente ao público infantil, e apresentações de danças como o Kuduro e o Semba, ritmos populares de Angola que representam a energia e a ancestralidade dos povos africanos.

 

A Semana da África RS é um espaço de encontro, troca e resistência cultural. Mais do que um evento, é uma celebração da diversidade e da herança africana que compõe a identidade do povo gaúcho. A programação completa de Alvorada segue abaixo.

 

O projeto Semana da África RS foi selecionado pelo Edital Sedac nº 29/2024 PNAB – RS.

 

Serviço:

Semana da África RS – Alvorada
Data: 26 de abril de 2025, sábado
Local: CÉU das Artes (Rua Santa Catarina, 80 – Sumaré, Alvorada)
Horário: a partir das 15h até 21h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Mais informações: (51) 99285-1595

 

Programação:

15h – Abertura Oficial
Boas-vindas e apresentação do evento: Kanhanga
Palavra de autoridades (Secretário da Cultura): Secretário da Cultura de Alvorada – Beto Camparra
Apresentação cultural – Mumuilas com Solene e Nathália (Dança africana)
16h – Mesa de Diálogo: África – Os desafios da África na diáspora
Tema: Desafios e conquistas contemporâneas nos países africanos
Participação de pesquisadores, representantes da comunidade africana no RS e convidados especiais
17h – Intervenção Cultural
Exposição de Artes: Joe Prince Kapweya
Apresentação musical Rap: Kizua
17h30 – Oficinas Temáticas (atividades simultâneas)
Oficina 1: Tranças e turbantes
Oficina 2: Sabores da África – Fala da Chef Eliz sobre os pratos típicos
Oficina 3: Exposição de Artes
18h30 – Intervalo / Convivência
Espaço gastronômico: Degustação de comidas típicas: Chef Eliz
Exposição fotográfica e literária sobre culturas africanas
19h30 – Oficina de Tranças – Painel: Heranças Africanas e o empreendedorismo
Discussão sobre a influência africana na cultura das tranças e estética negra
Apresentação de Dança africana: Mumuilas (Natália e Solene)
20h30 – Encerramento Cultural
Apresentação artística de encerramento (Desfile de Trajes Africanos)
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.