Saxon em Porto Alegre – (06/05/2025) – Resenha do Show

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Que bela surpresa ver as meninas da Burning Witches em ação como convidadas de última hora para iniciar o festejo Heavy Metal do dia 06 de Maio no Bar Opinião, contando agora com a virtuosa guitarrista americana Courtney Cox em sua formação ( não confundir com a atriz que interpretou Monica Geller no famoso seriado “Friends” ) trazendo talvez o que há de melhor produzido atualmente pelo naipe feminino em se tratando de música pesada. Inspiradas nos ícones da época mais quente e cruel da história do Rock ( os anos 70 e 80 ) o quinteto simplesmente fez ferver em chamas a audiência enfeitiçada pela ótima sonoridade e deveras pela excelente presença de palco quase teatral das integrantes, em especial da vocalista Laura Guldemond, abrindo a noite de forma selvagem e ardente e atiçando os sentidos para a entrada de Peter “Biff” Byford e sua turma – os membros da icônica banda Saxon – prima de primeiro grau da também inglesa Iron Maiden, dois dos principais nomes da New Wave of British Heavy Metal dos bons e velhos anos 1980, a nova onda britânica que surgiu depois do primeiro tsunami propagado pelo Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath no início da década de 70.

Um sinal de lanterna do stage manager para a equipe de iluminação. Som mecânico em fade out e luzes se apagando. Entrada no palco às 20h28min, dois minutos antes do que fora programado, no maior estilo “quebradeira” com a pesadíssima Hell, Fire and Damnation do mais recente trabalho de 2024, seguida por Power and the Glory e as anciãs Backs to the Wall do primeiro álbum e Heavy Metal Thunder de 1980. Dallas 1 PM e Strong Arm of the Law, com o vocalista Biff Byford atirando garrafas d’água abertas para o público, junto com 1066, fizeram a introdução para o momento mais aguardado do show, a performance do discaço Wheels of Steel gravado a 45 anos atrás, o grande responsável por impulsionar a carreira do grupo. Como prometido para a atual turnê, foi apresentado na íntegra! Canção por canção, da primeira a nona, na mesma ordem contida na gravação original de 1980. Destaques para a faixa título Wheels of Steel, 747 (Strangers in The Night) e See the Light Shining com a abertura da famosa roda de pogo em frente ao palco e que apresenta um interlúdio marcado por um riff de guitarra muito semelhante a introdução de Run to the Hills do Iron Maiden lançada dois anos depois; plágio ou homenagem de Bruce Dickinson e sua trupe ?!

O desfecho foi marcado por músicas da década de 80, com sua temática medieval, belicista e triunfante que caracteriza todo o seu patrimônio. Crusader (1984), com Biff fazendo uso da jaqueta de um fã que fora atirada ao palco, e uma tríade empolgante do disco Denim and Leather de 1981, iniciada pela faixa homônima que em sua letra diz …. “Jeans e couro – nos uniram – foram vocês que tornaram nosso espírito livre”…. passando por And the Bands Played On com uma nova roda punk surgindo no meio da multidão e fechando com a pesada e cadenciada Princess of the Night, formaram uma simbiose banda/plateia muito agradável de ver e sentir. Prova disso foi o constante sorriso no rosto dos músicos em cena, principalmente no do baixista Nibbs Carter que rodopiava e subia a todo momento nos amplificadores do retorno sonoro para o palco; com certeza o maior malucão da noite!

O Saxon é mais uma daquelas lendas consagradas que carrega um legado incrível e uma legião de fãs que já deveria estar ciente e concordar que, com o passar dos anos e o envelhecimento não só deles mas de todos os nossos heróis da música do passado, aos poucos estamos nos tornando órfãos dos talentos musicais notadamente mais puros e viscerais que estão a beira da extinção …. aquele meu medo recorrente de que o bom e velho Rock and Roll está com os dias contados !

 

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Fisioterapeuta especializado em Medicina do Esporte, Músico (ex Duahlen) e Crítico Musical. Especialista em Heavy, Hard e no bom e velho Rock 'n' Roll. Sempre à disposição para uma boa conversa!! 👉 @ricodanielski 🤘