Sarau gratuito celebra os 120 anos de Erico Verissimo com leituras, causos e milongas no Instituto Ling

blank

O Instituto Ling celebra os 120 anos de Erico Verissimo com um sarau gratuito que reúne leituras, causos e milongas em homenagem ao escritor que registrou e documentou de maneira única a história do Rio Grande do Sul. O evento, marcado para este sábado, dia 1º de novembro, às 16h30, conta com curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva, participação dos educadores e escritores Catia Simon e Sergius Gonzaga, além da presença musical do violonista e compositor Vinícius Brum. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Entre os destaques da atividade estão discussões sobre uma entrevista concedida por Erico Verissimo à escritora Clarice Lispector nos anos 1960, além de trechos de obras assinadas pelo autor gaúcho, entre elas Olhai os Lírios do Campo (1938), O Senhor Embaixador (1965) e Incidente em Antares, o último romance a ser escrito por Erico, em 1971. Para completar a tarde literária e musical no salão de eventos do centro cultural, o espaço ainda recebe os cafés especiais da Baden e uma banca de livros com curadoria da Livraria Baleia.

 

Sobre o homenageado

Nascido em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905, Erico Verissimo ganhou o mundo escrevendo histórias que costuram o universo complexo e intimista de diferentes personagens, com amplos painéis sociais e históricos. Com olhar agudo e coração profundamente enraizado na cultura gaúcha, ele soube narrar a história, os costumes e os conflitos da região, como matéria-prima de uma narrativa envolvente e humanista. Seu talento para unir o regional e o universal fez da sua obra um testemunho vibrante da força da literatura como memória, crítica e celebração da vida. Celebremos então o gênio contador de histórias.

 

Sobre os convidados

Marcia Ivana de Lima e Silva é professora vinculada ao Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela UFRGS (1986); e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela PUCRS (1991 e 1996). Coordenou os acervos de Guilhermino Cesar e de Caio Fernando Abreu. Pesquisadora residente na BBM-USP.

 

Cátia Castilho Simon é doutora em estudos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso Africana pela UFRGS. Recebeu o prêmio Vianna Moog, em 2014, UBE/RJ, por Labirintos da Realidade – diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis (Redes Editora, 2013). Entre suas publicações estão Por que ler Clarice Lispector (TDA, 2017); Rastros de Estrela (contos, TDA, 2022); Não há oásis no deserto (poesia, Coleção IV Mulherio das Letras, Venas Abiertas, 2023); e Brigite (Iiteratura infantil, ilustrada pela Liana Timm). É co-organizadora e coapresentadora do Digressões Clariceanas, desde 2021, veiculado pela plataforma Território das Artes. Integra o Mulherio das Letras/RS, e é vice-presidente cultural da AGES, gestão 2023/2024, 2025/2026.

 

Sergius Gonzaga é formado na área de Letras – Português e Literatura, com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua experiência como professor e pesquisador envolve principalmente os seguintes temas: literatura brasileira, análise literária, romance e literatura latino-americana. Foi professor de Literatura e Cultura Brasileira, na UFRGS, por mais de 40 anos. Atuou como diretor da Editora da UFRGS entre 1985 e 1994 e do Instituto Estadual do Livro (IEL) nos anos de 2003 e 2004. Editou o site Literatura/Educação do grupo Terra, de 2002 a 2006, e foi fundador do pré-vestibular Unificado e do Colégio Leonardo Da Vinci. Sergius foi também secretário de Cultura de Porto Alegre e coordenador de Literatura e Humanidades da Prefeitura de Porto Alegre. É autor de inúmeras obras, tais como: Curso de Literatura Brasileira (8ª.ed. Leitura XXI); Erico Verissimo (2ª.ed, IEL) e Josué Guimarães (2ª.ed., IEL). Tem ministrado palestras e cursos em várias cidades do país e do exterior, mantendo duas lives semanais sobre temas literários e históricos por meio da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

 

Vinícius Brum é compositor, violonista e intérprete. Fundou o consagrado grupo musical Tambo do Bando. Reconhecido autor de milongas, gênero musical presente desde o primeiro disco, Milonga-me, que contou com as participações de Geraldo Flach, Luiz Carlos Borges, Alegre Corrêa, Fernando do Ó, entre outros consagrados músicos do cenário gaúcho; até o lançamento mais recente, o álbum Milongrafia. Atuou na Direção Técnica da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, foi vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos da Semana Farroupilha, Coordenador de Nativismo da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e Secretário da Cultura Adjunto de Porto Alegre. Em 2009 concluiu o Mestrado em Letras com a dissertação A canção regional gaúcha: escutando a letra e lendo a melodia. É doutorando em Letras.

 

O evento é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e apoio do Acervo Literário Erico Verissimo, da Livraria Baleia e da Baden Cafés Especiais.

 

Serviço

Sarau Erico Verissimo 120 anos: muitas histórias para contar

Com curadoria e mediação de Marcia Ivana de Lima e Silva, participação de Catia Simon e Sergius Gonzaga e presença musical de Vinícius Brum

Dia 1º de novembro, sábado, às 16h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br (sujeito à limitação do espaço)

 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.

 

Bicicletários: há bicicletários gratuitos localizados dentro do estacionamento, com 16 vagas.

 

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

 

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.

 

A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.