Projeto “Memorial das Águas” inscreve fotógrafos para exposições sobre a enchente que assolou o RS

blank

A Galeria Escadaria abre convocatória para o projeto “Memorial das Águas”, que irá promover cinco exposições fotográficas em espaços públicos a céu aberto em Porto Alegre e Pelotas, sob a curadoria de Marcos Monteiro e produção de Arte para Todos. Com foco nas memórias, histórias e impactos das águas em nossas paisagens, cidades e vidas, a iniciativa selecionará 440 imagens de 200 fotógrafos, que integrarão cinco coletivas, entre julho e dezembro de 2025.

“Solidariedade e Reconstrução” é o tema do projeto, que irá selecionar imagens que abordem o lado humanitário, a solidariedade e as histórias das pessoas afetadas pela tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, o momento do retorno e o da reconstrução de suas vidas. Serão imagens autorais que foquem essas questões de forma poética, documental ou simbólica e que remetam a questionamentos, emoções, inspirações e representem a memória. As inscrições ficarão abertas de 20 de maio a 10 de setembro e o regulamento pode ser solicitado através do e-mail memorialdasaguas2025@gmail.com. Cada participante poderá efetuar mais de uma inscrição, podendo ser selecionado com mais de uma imagem.

A enchente de maio de 2024 foi a pior da história no Rio Grande do Sul, revelando a fragilidade da existência humana diante da força da natureza. A cheia devastadora comoveu pessoas em todo planeta, gerando uma enorme onda de solidariedade, onde voluntários próximos ou distantes, vindos de todo o Brasil abandonaram suas rotinas para estender suas mãos aos atingidos.

A ajuda mútua e a determinação de reconstruir a vida das vítimas são exemplos de esperança que podem nos inspirar a enfrentar os desafios do futuro. O projeto Memorial das águas cumpre a finalidade de romper a barreira do esquecimento, um acontecimento que não pode ficar para trás, arquivado como algo que já passou, pois o sentimento das pessoas que perderam tudo e/ou alguém não pode passar. É neste contexto humanitário que pretende descrever através das lentes de centenas de fotógrafos de todo o RS as cinco exposições.

Cronograma das mostras e suas respectivas inscrições:

Porto Alegre:

1ª exposição: 12/julho a 12/agosto – inscrições de 15/maio a 2/junho

2ª exposição: 16/agosto a 16/setembro – inscrições de 3 a 23/junho

3ª exposição: 20/setembro a 20/outubro – inscrições de 24/junho a 14/julho

Pelotas:

4ª exposição: 25/outubro a 24/novembro – inscrições de 15/julho a 4/agosto

5ª exposição: 29/novembro a 27/dezembro – inscrições de 5/agosto a 10/setembro

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.