Com o objetivo de facilitar a pesquisa e democratizar o acesso ao patrimônio cultural, o Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB passa a ser disponibilizado para consulta pública online, algo até então inédito na história da instituição. O lançamento oficial do projeto de digitalização e difusão das coleções – FVCB/Acervo Artístico Online – ocorre no dia 4 de dezembro, quarta-feira, das 18h30 às 21h, no Auditório Ipê (2º andar) do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (R. Eng. Luiz Englert, 333), com entrada franca e inscrições pelo link https://forms.gle/dmXkBxsHo7RPoRjo7. Haverá transmissão simultânea pelo canal da FVCB no YouTube (youtube.com/fvcbrs)
Em atividade desde 2005, a FVCB possui mais de 4.000 obras de mais de 700 artistas brasileiros e internacionais, consolidando-se como um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil. Neste primeiro momento, poderão ser consultadas 2.500 obras da coleção de artistas contemporâneos e 500 obras da coleção que reúne os trabalhos da artista Vera Chaves Barcellos. Gradualmente, mais obras, dados e funcionalidades estarão disponíveis para pesquisa online.
Ao longo de quase duas décadas, a informação das obras da Fundação foi classificada em diferentes suportes, desde fichas catalográficas físicas até bancos de dados como o Donato e o Open Access. Para realizar o projeto FVCB/Acervo Artístico Online, que teve início em 2023, o sistema de base de dados e documentação adotado foi o Tainacan, software de origem nacional utilizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram para promover a política de acesso virtual aos acervos de instituições museológicas do país.
Durante a programação de lançamento, o trabalho de implementação da plataforma online será apresentado pela museóloga Bruna Martin e pelo graduando em Museologia Arthur Bonfim, integrantes da equipe do Acervo Artístico da FVCB. Na sequência, instituições convidadas que já digitalizaram suas coleções terão um espaço para compartilhar experiências e desafios da musealização no âmbito artístico. Participam deste momento: Adriana Boff, diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS); Alexandre Copês e Camila Pasquetti, coordenadores do projeto Acervo Carlos Pasquetti; e Camila Casarotto, museóloga do Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP). Na terceira e última parte do encontro, será realizada uma mesa de debate para ampliar o diálogo entre as instituições e o público. A atividade contará com a mediação da pesquisadora Anna Paula da Silva, docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS).
O evento é voltado para estudantes e professores de Museologia, História da Arte, Artes Visuais, entre outras áreas relacionadas, bem como artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. Será fornecido certificado de participação como ouvinte.
SOBRE O ACERVO ARTÍSTICO DA FVCB
O Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta em suas coleções um panorama da produção visual contemporânea, contando com obras que, a partir da década de 1960, exemplificam o cenário artístico de um período de diluição das categorias, e quando a arte, como processo e conceito, rompeu os limites em relação a técnicas e suportes. A coleção instaurou-se em 2004, a partir da necessidade da salvaguarda das obras da artista Vera Chaves Barcellos e de sua coleção pessoal com produções de outros artistas.
São atribuições da equipe do setor de Acervo Artístico a gestão museológica, a catalogação, a conservação e a pesquisa, visando à difusão das duas coleções pertencentes à instituição: a Coleção Vera Chaves Barcellos e a Coleção Artistas Contemporâneos. As produções abrangem diferentes linguagens, como arte impressa, arte postal, arte sonora, arte têxtil, arte tridimensional, desenho, fotografia, instalação, livro de artista, pintura, videoarte, entre outras.
Para a conservação das obras, a FVCB conta com duas reservas técnicas projetadas pelo artista Patricio Farías, em Viamão. A exibição pública é sistemática a partir dos projetos curatoriais que valorizam a versatilidade do vasto conjunto de trabalhos da instituição. Trata-se de um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil – com mais de 4 mil obras – e que se encontra em constante expansão.
O Acervo Artístico da Fundação dirigida por Vera Chaves Barcellos abrange mais de 700 artistas de reconhecida atuação nacional e internacional, como: Anna Bella Geiger, Regina Silveira, Angelo Venosa, Lenora de Barros, Judith Lauand, Mira Schendel, Antoni Muntadas, Regina Vater, Maria Lídia Magliani, Claudio Goulart, Karin Lambrecht, Cao Guimarães, Brígida Baltar, Barbara Wagner, Fernanda Gomes, Rubem Valentim, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Ray Johnson, Paulo Bruscky, Sol LeWitt, Bill Viola, Paulo Nazareth, Nuno Ramos, Waltercio Caldas, Julio Plaza, entre tantos outros.
SERVIÇO
Lançamento do projeto FVCB/Acervo Artístico Online
Data e horário: 04/12/2024, quarta-feira, das 18h30 às 21h.
Local: Auditório Ipê (2º andar) do Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333 – Porto Alegre/RS).
Público: estudantes e professores de Museologia, História da Arte, Artes Visuais, entre outras áreas relacionadas, bem como artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. Será fornecido certificado de participação como ouvinte.
Inscrições gratuitas: formulário online (https://forms.gle/dmXkBxsHo7RPoRjo7).
Certificado: haverá lista de presença para emissão de certificado de participação como ouvinte.
Transmissão simultânea pelo canal da FVCB no YouTube (youtube.com/fvcbrs)
Prévia do link de acesso ao Acervo Artístico FVCB: fvcb.com.br/acervo
Redes sociais da FVCB:
Leave a Reply