O Boticário celebra a beleza da cultura gaúcha com campanha especial no Rio Grande do Sul

blank

image.pngCrédito: Lucas Gomes

Setembro, 2025 – Para celebrar o 20 de setembro, o Boticário, marca de beleza preferida da região Sul*, apresenta a campanha “A Beleza de ser gaúcho”, um convite para valorizar a cultura e as tradições locais a partir do olhar do próprio gaúcho. As ações da campanha acontecem em diferentes pontos do estado e tem como destaque uma ativação no Cais Embarcadero, em Porto Alegre (RS), que ficará disponível até julho de 2026, com experimentação de produtos, área de descanso, promotoria com gamificação, mimos e água quente para chimarrão.

As ações contam com a visão artística do muralista gaúcho Kelvin Koubik, responsável por uma ilustração exclusiva que estampa toda a identidade visual – presente em peças de mídia, brindes e ativações em shoppings e espaços culturais. Inspirada no estado, a obra traduz de forma ampla o espírito gaúcho.

“Esta ilustração nasceu do desejo de celebrar a essência do Rio Grande do Sul. Busquei representar a força da natureza gaúcha, os símbolos que marcam a identidade do estado e, principalmente, as relações humanas que sustentam o afeto e a coletividade. O chimarrão, presente como elo de encontro e partilha, e o verde, que representa a vida e a terra fértil, são fios condutores desta criação”, explica o artista.

Entre as ativações, lounges especiais em shoppings do Rio Grande do Sul recebem o público com ambientação temática, espaço para descanso e carregamento de celular. No local, um totem interativo faz a pergunta que dá nome à campanha: “O que é a beleza de ser gaúcho?”. As respostas podem ser registradas junto a fotos personalizadas, com um brinde especial.

A campanha ainda foi amplificada por influenciadores gaúchos que representam diferentes expressões culturais do Estado. Leo Brizolla, Be Machado, Toto Ranzolin, Shana Müller, Diogo Elzinga, Ávine, Carla Fachim e Suelen Michelini se uniram para dar ainda mais alcance à mensagem nas redes sociais, compartilhando suas visões sobre o que significa a beleza de ser gaúcho.

“O Boticário tem uma história construída lado a lado com os gaúchos há mais de quatro décadas. Com esta campanha, queremos traduzir esse sentimento em experiências que conectam, inspiram e celebram o que o Rio Grande do Sul tem de mais especial: sua cultura e suas pessoas. É uma forma de reforçar o quanto a marca se orgulha de fazer parte da rotina dos gaúchos, levando beleza, conexão e afeto para o dia a dia de cada um”, afirma Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário.

Além das ativações da campanha, o Boticário preparou uma promoção especial para seus clientes no Rio Grande do Sul. Durante todo o mês de setembro, a marca oferece descontos de até 50% em fragrâncias selecionadas. Entre os destaques estão Egeo Choc High, com 50% de desconto, além de dois clássicos da perfumaria da marca: Malbec e Her Code, ambos com 15% de desconto. As promoções são válidas em todas as lojas físicas do Boticário no Estado.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada*** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Fontes:
*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Sul, 984 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
***Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

Site
Instagram | YouTube | Facebook | Twitter
@oboticario-

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.