Noite dos Museus abre inscrições para artistas e grupos participarem da sua nona edição

blank

O Noite dos Museus está com inscrições abertas para artistas e grupos culturais que queiram participar da sua nona edição. Marcado para o dia 29 de novembro, o evento contará com número recorde de instituições participantes, abrindo 29 espaços da cidade para visitação gratuita e em horário alternativo, das 18h até a meia-noite. Dentro dos museus e em diversos pontos da capital gaúcha, como a Praça da Alfândega, o público poderá conferir dezenas de shows, espetáculos e performances artísticas que dialogam com os acervos e as exposições em cartaz.

 

Com o objetivo de seguir valorizando a diversidade artística gaúcha e fomentar o desenvolvimento econômico do setor, as apresentações da programação serão selecionadas através de editais públicos. São duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessária a apresentação de repertório autoral, que transite pelos gêneros instrumental, erudito ou popular.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto pelo site noitedosmuseus.com.br. Os candidatos devem ter CNPJs que contemplem atividades de artes cênicas, dança, espetáculos artísticos e produção musical ou teatral em seus estatutos ou contratos sociais.

 

Edição 2025 também selecionará obras artísticas digitais

 

Uma das novidades desta edição é a mostra ARTE OOH – Mostra Digital Urbana, que contará com a exibição de diversas obras artísticas digitais espalhadas pela cidade. Realizada em parceria com a IMOBI, a iniciativa selecionará trabalhos digitais que destaquem paisagens urbanas de Porto Alegre, obras autorais de artistas gaúchos, assim como o patrimônio do Rio Grande do Sul, como monumentos e obras públicas. Os trabalhos também serão escolhidos por edital, com inscrições gratuitas até o dia 15 de agosto pelo site do Noite dos Museus. Podem se candidatar pessoas físicas, microempreendedores individuais e pessoas jurídicas, maiores de 18 anos, que residam no Rio Grande do Sul e tenham atuação cultural dentro ou fora do Estado há pelo menos dois anos.

 

Espaços confirmados no Noite dos Museus 2025

 

Assim como no ano passado, o evento com planejamento e produção da Rompecabezas convida os gaúchos não só a se conectarem com os museus e as instituições culturais da capital, mas também com locais que foram severamente impactados pela enchente, como a Rua dos Andradas, no Centro Histórico, além de diversas outras regiões, como o Quarto Distrito. A edição 2025 propõe um novo despertar da cidade e das pessoas – um convite a olhar de novo, de outro jeito, para a arte, para a capital e para nós mesmos, reforçado pela campanha assinada pela agência Escala, intitulada A Arte Desperta.

 

Voltam a fazer parte do evento neste ano o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Clube do Comércio de Porto Alegre, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Instituto Caldeira, o Instituto de Cultura da PUCRS, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA, o Museu de Arte do Paço – MAPA, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.

 

Entre as novidades estão sete instituições: o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA, o Colégio Leonardo da Vinci – Alfa, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

 

Mais sobre o Noite dos Museus

 

O Noite dos Museus surgiu em 2016, em Porto Alegre, a partir de uma pesquisa do IBGE que indicava que 96% da população brasileira não frequentava museus ou jamais tinha apreciado uma exposição de arte. Com o objetivo de aproximar a população dos espaços culturais e do patrimônio público da cidade, o evento passou a abrir as instituições em horário inusitado, levando diversas performances artísticas para dentro dos museus.

 

Desde então, o projeto passou a realizar edições anuais na capital gaúcha. Mesmo em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus, dando continuidade à conexão entre o público e os espaços culturais da cidade. Em 2024, o projeto que tradicionalmente acontece durante o mês dos museus, em maio, precisou ser adiado por conta da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, mas não deixou de realizar sua oitava edição ainda durante o ano, fazendo uma edição histórica no último mês de dezembro com recorde de público, reunindo 208 mil pessoas.

 

O Noite dos Museus 2025 conta com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, planejamento e produção da Rompecabezas, e realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

 

Serviço

9ª edição do Noite dos Museus

Dia 29 de novembro, sábado, das 18h até a meia-noite

Gratuito

 

Instituições participantes

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031 – Centro Histórico)

Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA (Largo Visconde do Cairú, 17 – Centro Histórico)

Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)

Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 – Centro Histórico)

Colégio Leonardo da Vinci – Alfa (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Rio Branco)

Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)

Galeria de Arte do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento)

Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento)

Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes)

Instituto de Cultura da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon)

Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki (Rua Duque de Caxias, 350 – Centro Histórico)

Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 55 – Centro Histórico)

Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul (Rua Duque de Caxias, 1029 – Centro Histórico)

Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 110 – Centro Histórico)

Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 388 – Centro Histórico)

Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Peres, 1 – Centro Histórico)

Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Rua dos Andradas, 498 – Centro Histórico)

Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga)

Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)

Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA (Rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico)

Museu de Arte do Paço – MAPA (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico)

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)

Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Av. Bento Gonçalves, 2460 – Partenon)

Museu Militar do Comando Militar do Sul – MMCMS (Rua dos Andradas, 630 – Centro Histórico)

Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n° – Centro Histórico)

Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico)

Planetário da UFRGS ( Av. Ipiranga, 2000 – Santana)

 

Editais públicos

Inscrições gratuitas pelo site noitedosmuseus.com.br

Para o edital de artes digitais: até 15 de agosto

Para as convocatórias de música e artes cênicas: até 31 de agosto

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.