Mulheres latinas que marcaram a história e o poder do espanhol na conexão cultural

blank
Mexico City, MEXICO - Nov 1 2024 : Colorful Day of the Dead altar at Frida Kahlo's vibrant Ofrenda in Jardín Plaza Hidalgo. A traditional Mexican display for Día de los Muertos

Com o tema “Mulheres que Transformam o Mundo”, a campanha da ONU Mulheres 2025 celebra os 30 anos da Plataforma de Ação de Pequim, onde foram definidos os direitos das mulheres em nível global. A iniciativa visa reconhecer as lideranças femininas que, por meio da arte, da ciência, da política e de outras áreas, desafiaram barreiras e abriram portas para as gerações futuras. Nesse cenário, destaca-se o papel das mulheres latinas que, pioneiras em seus campos de atuação, transformaram realidades e legaram importantes conquistas à sociedade.

A história latino-americana é marcada por figuras femininas que enfrentaram desafios e mudaram paradigmas. Exemplos incluem Frida Kahlo e seu papel na arte; Isabel Allende, chilena que escreveu sobre as mulheres de uma perspectiva mais empoderada; Gabriela Mistral, a primeira mulher latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura; e, mais recentemente, Olga Cantillo, a primeira mulher a presidir a Bolsa Latino-Americana de Valores (Latinex). Essas são apenas algumas das inúmeras mulheres que deixaram um legado de inspiração para o mundo.

Além de inspirar, essas mulheres demonstram a importância de compreender as culturas e os contextos em que viveram e atuaram. Para se conectar com essas histórias e vivenciar o universo hispano-americano, o aprendizado da língua espanhola se revela uma poderosa ferramenta, conforme explica a docente de idiomas do Senac Lindóia, Paulina Almazán Valdebenito. “Aprofundar o conhecimento em qualquer idioma é viver profundamente uma cultura e com um bom conhecimento da língua espanhola é possível conhecer mais da história, viver a gastronomia, hábitos e peculiaridades de cada país”, destaca.

Ela descreve que o ensino de idiomas no Senac-RS vai além da simples aprendizagem da língua, promovendo uma imersão cultural. “Nosso material didático inclui biografias, produções literárias e cinematográficas, além de debates e reflexões sobre os legados dessas figuras históricas. Dessa maneira, enriquecemos o aprendizado da língua e proporcionamos uma visão mais completa e justa da cultura hispânica”, afirma.

Além das aulas formais, Paulina sugere a utilização de filmes, músicas e canais de notícias como recursos para aprofundar o conhecimento sobre a cultura dos países hispano-hablantes, ampliar o vocabulário e familiarizar-se com diferentes sotaques e expressões regionais.

E para quem deseja saber mais sobre a língua e a cultura hispânica, o Senac Lindóia está com inscrições abertas para curso de Espanhol. Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar o site ou comparecer na escola, localizada na av. Assis Brasil, 3522, no bairro Jardim Lindóia. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3366-0521 ou pelo WhatsApp (51) 9150-8409.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.