Grupo Polônia é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura

blank

O Grupo Folclórico Polônia, da Sociedade Polônia, passou a integrar a Rede Cultura Viva como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, política pública voltada ao reconhecimento e fortalecimento de iniciativas culturais com atuação contínua e impacto comunitário em todo o país.

O título, emitido no dia 5/01/2026, reconhece a trajetória de mais de 70 anos do Grupo Polônia na difusão da cultura polonesa no Rio Grande do Sul e no Brasil, por meio da preservação das danças folclóricas, da valorização da memória e da relação permanente com a comunidade. A certificação reafirma ainda o papel do grupo como agente cultural relevante, cuja atuação contribui para a diversidade cultural brasileira.

“Ser reconhecido como Ponto de Cultura é uma validação institucional de um trabalho construído ao longo de décadas. Sempre fizemos cultura a partir da comunidade, da memória e da continuidade, e integrar a Rede Cultura Viva reforça esse caminho, dando ainda mais sentido ao que realizamos todos os dias”, destaca a diretora cultural do elenco, Alice Kuzniar.

Na prática, ser Ponto de Cultura significa ter uma prática cultural reconhecida como essencial para a vida cultural local, integrando uma rede nacional que promove intercâmbio, visibilidade e continuidade das ações. Ao ingressar na Rede Cultura Viva, o Grupo Polônia também amplia suas possibilidades de articulação institucional e fortalece o compromisso com as manifestações culturais.

Sobre o Grupo Folclórico Polônia

Fundado em Porto Alegre, o Grupo Folclórico Polônia, da Sociedade Polônia, atua há mais de 70 anos na difusão e preservação da cultura polonesa. Com apresentações no Brasil e no exterior, o grupo mantém vivas as tradições do folclore polonês por meio da dança, das músicas e cantos, além da memória cultural compartilhada. Saiba mais em www.sociedadepolonia.com.br/grupo-folclorico.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.