Gravura Galeria de Arte recebe duas exposições que retratam a geografia brasileira e a diversidade étnica e cultural

blank

A Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647) recebe duas novas exposições, com vernissage marcado para o dia 12 de junho, das 18h30 às 20h30. A sala branca será preenchida com a exposição “ALHURES, em outro lugar…”, do artista Decio Bevilacqua e curadoria de Rejane Hirtz Trein, enquanto a sala negra recebe a mostra “Fragmentos de cidades, pinceladas de mundo”, da artista Cleci A. Serpa e curadoria de Ana Zavadil.

“ALHURES, em outro lugar…” é o recorte do olhar do arquiteto, fotógrafo e artista Decio Bevilacqua, sob os detalhes simples e importantes do cotidiano das etnias de todas as partes do mundo, onde coloca a arquitetura no centro que permeia a vida das pessoas que se socializam e interagem com características singulares e aliciantes. O artista se dedica às obras de arte de maneira única com pinturas que são um convite à reflexão. As cores primárias dialogam entre si, criando tonalidades complementares que remetem aos povos retratados.

Já “Fragmentos de cidades, pinceladas de mundo”, carrega os vestígios de lugares visitados e sentidos pela artista Cleci A. Serpa, que transforma o percurso urbano em gesto pictórico. São fragmentos de arquitetura, de cor, de atmosfera – capturados não com exatidão topográfica, mas com a liberdade que a pintura proporciona. Ao reunir fragmentos de diferentes cidades, esta mostra propõe um traçado pessoal, feito de memórias visuais e experiências. É a tradução do mundo em cores e superfícies, tornando visível aquilo que, na pressa do cotidiano urbano, costuma escapar ao olhar.

As mostras poderão ser visitadas gratuitamente de 13 de junho até 05 de julho, de segunda à sexta-feira, das 09h30 às 18h30, e aos sábados das 09h30 às 13h30 – e as obras podem ser adquiridas no local.


SERVIÇO | EXPOSIÇÕES DE JUNHO NA GRAVURA GALERIA DE ARTE

“ALHURES, em outro lugar…”, de Decio Bevilacqua – na sala branca – e “Fragmentos de cidades, pinceladas de mundo”, de Cleci A. Serpa – na sala negra.

Local: Gravura Galeria de Arte

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis

Vernissage: Dia 12 de junho, quinta-feira, das 18h30 às 20h30

Visitação: De 13 de junho à 05 de julho de 2025

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site gravuragaleria.com.br


Sobre Cleci A. Serpa

Vive e trabalha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS) em 1976. Atualmente, dedica-se somente às artes visuais. Sua pesquisa está voltada para a linguagem da pintura onde desenvolve séries de trabalhos sobre as cidades que visita pelo mundo, usando a fotografia como ferramenta de trabalho. Faz mentoria com Ana Zavadil, e através de sua orientação transforma a linguagem da pintura inserindo a colagem e buscando novos conceitos para essas produções. Destaque para as exposições coletivas: As Águas Selvagens, com curadoria de Ana Zavadil, no Museu de Arte do Paço (MAPA), em Porto Alegre; Exposição Internacional de pintura artística da AGAPA, em Porto Alegre; Projeto Miniarte 50 – Clara Pechanski, Gravura Galeria de Arte; Exposição Coletiva Casa Elevato, Porto Alegre; Materno e Eterno, Gravura Galeria de Arte. Selecionada por edital para a exposição coletiva Feminismo: Corpo, Alma e Espírito, no Museu de Arte de Blumenau, com curadoria de Ana Zavadil, 2025.

Sobre Decio Bevilacqua

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972. No período de 1977 a 1979 frequentou, como bolsista do Centro Ibero Americano de Cooperacion, no X° Curso de Estudios Superiores de Urbanismo, nível de Mestrado Profissional, no Instituto de Estudios de Administracion Local, IEAL, Madrid, Espanha.

Ainda no ano de 1977, como Bolsista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, participou dos Cursos de Especialização em “Medío Ambiente Urbano” e “La Gestión Ambiental en el Desarrollo”, ministrados pelo Centro Internacional de Formación en Ciencias Ambientales, CIFCA, Madrid, Espanha.

No ano de 1994 concluiu o Curso de Mestrado e, em 2015, o Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR – UFRGS. Como professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, dedicou-se ao Ensino, à Pesquisa e Extensão. Estas experiências incentivaram o profissional Arquiteto na Arte da Fotografia e, atualmente, a reproduzir em telas imagens obtidas em suas viagens e cenas do cotidiano. Desde 2020 aprimora-se na arte da pintura no Atelier Arte Real da artista plástica Rejane Hirtz Trein.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.