Foi um sábado perfeito para curtir uma maratona de shows na beira do Guaíba. O festival Distrito Jazz movimentou o Pontal Shopping no último dia 1º de novembro com sete horas de música e de encontros em frente à orla. Mais de 3 mil pessoas passaram pelo local e aproveitaram o tempo agradável e o line-up repleto de jovens nomes da cena do jazz.
O evento reuniu públicos de diferentes gerações. Teve crianças brincando em frente ao palco, ciclistas estacionando as bicicletas por perto para acompanhar as apresentações e também quem esticasse suas cangas sobre a grama para aproveitar o espetáculo.
O festival começou às 15h com sol, calor e a voz delicada de Melina Vaz entoando sucessos de grandes divas ao lado de seu quarteto. Depois, foi a vez do Deluca Trio tomar conta do Pontal com seu jazz autoral, seguido por uma apresentação potente da cantora Ianaê Régia cantando hits da britânica Sade. Na sequência, o evento contou com a mistura de reggae, funk, samba, dub e jazz do Cleômenes Junior Quarteto fechando o fim de tarde de céu alaranjado na beira do rio.
Ao cair da noite, foi a vez do público curtir o som com sotaque latino e pulsante da baixista Júlia Pezzi e seu trio, além de acompanhar uma grande performance da banda Moio celebrando dez anos de estrada e de muito groove. O encerramento foi com show da grande atração desta edição, a saxofonista carioca Suka Figueiredo, que mostrou sucessos de seu álbum de estreia, Afrolatina, além de repertório de ídolos como Moacir Santos.
A música não parou. Nos intervalos entre as apresentações, a plateia ainda curtiu os DJ sets de Dick Jay, Kika e Marigdas que comandaram as pick-ups. E para se refrescar durante o dia quente, o público pode aproveitar Lagunitas bem geladas em bares assinados pela Heineken.
E o Distrito Jazz não termina por aqui. Em sua terceira edição, o projeto ainda promoverá diversas atividades paralelas, realizadas no verão de 2026, todas com entrada franca. Haverá dois workshops, para artistas e produtores locais, sobre composição e instrumentos musicais, além de um circuito de shows espalhados por diversos bares da capital gaúcha. A programação completa será divulgada em breve.
O evento conta com produção da Gana&Voga, patrocínio da Heineken e realização da produtora Traga Seu Show e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro, com financiamento da Lei Aldir Blanc através da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria da Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e do Ministério da Cultura.
Sobre a Gana&Voga
A Gana&Voga é um estúdio de design experiencial e escritório de produção cultural sediado em Porto Alegre. Fundada em 2022, a empresa atua na criação, produção e execução de eventos culturais, festivais, espetáculos e ativações que promovem a conexão entre artistas, públicos e territórios. Entre seus projetos, destaca-se a correalização do Porto Verão Alegre, um dos maiores festivais de artes cênicas do país, bem como a idealização do Chisme Festival, evento que celebra a música, a cultura fronteiriça e a diversidade artística da América Latina. A Gana&Voga também participou da produção de grandes festivais, como South Summit e MECA, contribuindo para a difusão cultural e o fortalecimento da economia criativa. Além de sua atuação cultural, a empresa desenvolve projetos de design experiencial para marcas como Fruki Bebidas, Red Bull, Sicredi, Heineken, sempre com foco em narrativas que valorizam a arte, a cultura e a experiência do público. Com uma equipe multidisciplinar de produtores, gestores, designers e arquitetos, a Gana&Voga é movida pelo propósito de criar e viver dias extraordinários. Mais informações em www.ganaevoga.com.