Exposição mezo-móbile, de Guto Lacaz, está em cartaz pelos últimos dias no Instituto Ling

blank

Quem passar pelo Instituto Ling até o dia 31 de janeiro pode visitar a exposição inédita criada pelo multiartista e arquiteto Guto Lacaz especialmente para a galeria do centro cultural. O paulista consagrado, com mais de 50 anos de trajetória, apresenta a instalação mezo-móbile: síntese do sublime e misterioso, que permite a participação do público, individualmente ou pequenos grupos.

 

“A ideia é de que as pessoas possam entrar no plano, pertencer à obra. Sob o comando de uma chave, o plano sobe, as pessoas entram e chegam no espaço, que coincide com uma iluminação zenital que tem na sala”, explica Guto.

Reconhecido por transformar objetos do cotidiano ao subverter suas funções usuais, estéticas ou arquitetônicas, Lacaz também se destaca por suas instalações, performances e intervenções urbanas. Para a galeria do Instituto Ling, o artista criou uma enorme placa de isopor que sobe e desce graças a roldanas, produzindo um movimento hipnótico que evoca um pulmão gigante em atividade. Os detalhes da concepção da obra podem ser conferidos em documentário produzido pela produtora Eroica Conteúdo, disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

“É um trabalho simples, mas complicado. Ele é um plano que sobe e desce, mas para isso precisa de um monte de polias, com uma mecânica toda exposta. É um trabalho onde a máquina é a obra de arte – a galeria inteira é obra de arte”, define o artista.

A exposição pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, com entrada franca. Também é possível agendar visitas mediadas gratuitas para grupos, pelo site www.institutoling.org.br.

“Mezo-móbile é, simultaneamente, irônico, democrático, sensível, impactante, tecnológico e cômico. Não há excessos, ornamentos ou efeitos gratuitos, apenas o movimento essencial que faz uma sala inteira ganhar vida. É essa capacidade de extrair o máximo poético do mínimo material que torna mezo-móbile não apenas uma obra sobre 50 anos de uma carreira artística, mas demonstração prática de como essa carreira sempre operou: transformando o simples em sublime, o barato em precioso, o óbvio em misterioso”, destaca Nina Lacaz, filha do artista, que assina o texto de apresentação da exposição.

 

A mostra é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

 

Mais sobre o artista

Guto Lacaz (São Paulo, 1948) é arquiteto formado pela FAU de São José dos Campos (1974) e multiartista cuja produção transita entre intervenções urbanas, instalações site-specific, performances, ilustrações, objetos e design gráfico. Em 1978, o Prêmio Objeto Inusitado marca o início de sua carreira como artista visual, inaugurando uma trajetória dedicada às interações entre arte, humor, ciência e tecnologia.

 

Sua obra integra a memória urbana paulistana, com trabalhos como Auditório para Questões Delicadas (1989), no lago do Parque Ibirapuera; Periscópio (1994), intervenção para o Arte Cidade II; Adoraroda (2017), no Largo da Batata; e os painéis Quarta Revolução Industrial (2018), na Avenida Paulista. Participou de exposições como a 18ª Bienal Internacional de São Paulo (1985) e a Gwangju Biennale (1995), além de individuais em instituições como MAM-SP, MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Chácara Lane. Em 2024, a retrospectiva Guto Lacaz: Cheque-Mate, com curadoria de Rico Lins e Kiko Farkas, ocupou três andares do Itaú Cultural, celebrando mais de 50 anos de produção artística ininterrupta e em plena atividade. Seu processo criativo, marcado pela influência da mecânica e eletrônica, foi tema do documentário Guto Lacaz: um Olhar Iluminado (2022).

 

Sobre Nina Lacaz, que assina o texto de apresentação da exposição

É formada em Design de Moda pela FAAP-SP (2016) e atuou durante quase dez anos no setor, com destaque para o Estúdio Kant, sua marca autoral de estampas exclusivas inspiradas no Art Déco, no movimento neoconcreto brasileiro e em linguagens como Op Art e Arte Cinética. Em 2021, passou a atuar no mercado de arte contemporânea, integrando o departamento comercial de galerias paulistanas como Andrea Rehder Arte Contemporânea e Gomide&Co. Paralelamente, cursou especialização em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP (2023-2025), sob orientação do Prof. Dr. Fabio Cypriano.

 

Sua monografia investiga a catalogação do acervo de Guto Lacaz, confrontando os desafios técnicos de documentar mais de cinco décadas de produção artística dispersa — entre intervenções urbanas, instalações site-specific, performances e objetos cinéticos — com as questões afetivas e metodológicas que emergem quando memória familiar e rigor documental se entrelaçam. Atualmente, atua na área comercial da Gomide&Co, em paralelo com a estruturação do primeiro inventário completo da obra de Guto Lacaz e o desenvolvimento de textos curatoriais.

 

Serviço

Exposição mezo-móbile: síntese do sublime e misterioso, de Guto Lacaz

Visitação: até 31 de janeiro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.

 

Bicicletários: há bicicletários gratuitos localizados dentro do estacionamento, com 16 vagas.

 

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

 

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.

 

A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.