Exposição histórica sobre o trem na serra gaúcha ganha vida na Estação Campos de Canella

blank
Estação Campos de Canella (www.estacaocanella.com.br), mais conhecida como a “Rua Coberta de Canela”, a partir de agora, contará com uma atração permanente para os visitantes, a exposição “Memória sobre Trilhos”.
Com produção de Adriana Guimarães e Liliana Reid, a mostra é composta por diversos painéis com textos breves, ilustrações e fotos relacionados à história do trem, além de um QR Code com informações adicionais.
Dentre os temas apresentados na exposição estão o surgimento dos trens no mundo e sua expansão pelo Rio Grande do Sul, aprofundando na construção da estrada de ferro que ligava Porto Alegre a Canela, e que foi fundamental para o desenvolvimento social e econômico da região.
De acordo com as produtoras, a ferrovia sempre foi mais do que um meio de transporte: foi um símbolo de progresso, encontro e transformação. “Queremos que o público revisite essa trajetória que atravessa continentes, molda civilizações e deixa marcas profundas no Estado, até chegar ao coração de Canela”, explicam.
A exposição dá, ainda, relevante destaque ao Coronel João Corrêa, que ganhou a concorrência para construir a linha entre as cidades, apresentando uma solução para a dificuldade que era fazer o trem subir a serra gaúcha. “Ele conseguiu resolver o problema através de uma manobra chamada rabicho, um sistema de subida de ré”, recordam Guimarães e Reid, que completa: “Foi um feito grandioso e que, devido à necessidade de registrar a construção para os investidores ingleses, foi toda documentada através de fotos, criando um rico acervo da construção”.
Para as produtoras, a exposição tem o objetivo de ser um memorial sobre o trem, compartilhando conhecimentos. “É importante para quem visita a cidade conhecer essa parte da história, que tem papel significativo no desenvolvimento de Canela, Gramado e de toda a região. Cada imagem, trecho e detalhe revelam capítulos de uma história que continua viajando, mesmo após o apito final do trem”, finalizam Adriana Guimarães e Liliana Reid.
 “Memória sobre Trilhos” tem realização da Novalternativa Incorporadora e Estação Campos de Canella, com produção de Almanaque de Canela (www.almanaquedecanela.com.br) e apoio de Grande Hotel Canela, Família Corrêa, Marizabel Viezze, EYES Soluções.
Mais informações:
A Rua Coberta de Canela fica no Largo Benito Urbani nº 77, bairro Centro. O local é famoso por ser um complexo turístico no coração da cidade e reunir o melhor da Gastronomia, Comércio, Cultura e Entretenimento.
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.