“Especial Burlesque” estreia em versão brasileira contemporânea em Porto Alegre

blank

O universo sedutor, cômico e provocativo do burlesco ganha nova vida no palco com o espetáculo “Especial Burlesque”, uma adaptação moderna e autoral inspirada livremente no famoso filme musical de 2010, protagonizado por Christina Aguilera e Cher. Com apresentações nos dia 21 e 22 de junho, no Estúdio Stravaganza, a produção é assinada pelo projeto Swag em Cena, e reúne cerca de 25 artistas e profissionais da cena cultural local.

A direção é de Matheus Costa, com roteiro de Fabrini Alves. A trilha sonora, baseada nas canções originais do filme, tem curadoria também de Matheus Costa, que ainda assina o figurino. A cenografia é de Mirella Almeida e a iluminação de Casemiro Azevedo.

Uma história de coragem e sonhos

“Especial Burlesque” conta a história de uma jovem do interior que abandona sua realidade difícil para tentar a sorte nos palcos de um clube burlesco. Mais do que uma jornada artística, a trama fala sobre acreditar nos próprios sonhos, enfrentar os obstáculos da vida e manter viva a chama da esperança – tudo isso com uma linguagem atual, brasileira e próxima do público jovem.

A montagem traz uma versão contemporânea e nacionalizada da narrativa, com diálogos modernos e acessíveis, e uma abordagem ampliada da dramaturgia. A comédia ganha espaço, sem deixar de lado os momentos dramáticos e emocionantes.

Burlesco: mais do que um nome

O título do espetáculo faz referência ao termo “burlesco”, que historicamente designa um estilo performático surgido nos cabarés europeus, marcado por elementos como o figurino sensual, humor e teatralidade. Embora inspirado no filme, “Especial Burlesque” não é uma reprodução fiel, e sim uma versão própria, que homenageia o espírito do burlesco enquanto gênero e estética.

Um musical com identidade

O espetáculo é classificado como musical, com a dança como elemento central, acompanhada por atuações marcantes e momentos de canto em grupo.  Além da jornada pessoal da protagonista, a peça aborda temas sociais contemporâneos como questões LGBTQIAPN+pressões econômicasestereótipos de gênero e os desafios do mercado artístico — sempre com uma abordagem crítica e sensível, mas muitas vezes envolta em humor e leveza.

Legado e propósito

O espetáculo marca o retorno do Swag em Cena após a interrupção do projeto no último ano devido às enchentes. Em 2023, o grupo apresentou o aclamado espetáculo “Cabaré”. Agora, com “Especial Burlesque”, a proposta é trabalhar um tema que reforça o compromisso do projeto com a arte acessível, provocadora e conectada com o presente.

“Queremos que o público sinta tudo: risos, emoção, conflitos, esperança. Que saiam do teatro acreditando que vale a pena lutar por aquilo que se ama”, afirma o diretor Matheus Costa.

 

Ingressos disponíveis pelo site bit.ly/4jeKDPU

Dias 21/06, às 17h, e 22/6, às 18h.

Local: Estúdio Stravaganza – Rua Doutor Olinto de Oliveira, 68 – Santana, Porto Alegre/RS

Duração: 1h15min

Classificação: 12 anos

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.