Empresário André Ramos lança seu primeiro livro de poesias

blank

O empresário gaúcho André Ramos estreia na literatura com seu livro de poesias “Regurgitando Sentimentos”, pela Artêra, selo da editora Appris. A obra é um compilado de 46 poemas que refletem a jornada pessoal do autor e suas profundas emoções. O lançamento será no dia 18 de junho, das 17h às 21h, na Livraria Santos do Pontal Shopping (Av. Padre Cacique, 2893 – Cristal), em Porto Alegre.

“Regurgitando Sentimentos” é resultado de um processo criativo noturno do autor, que encontrou na madrugada o ambiente ideal para a expressão de seus pensamentos. “A cabeça está ‘livre’, sem os problemas e preocupações do horário comercial. É quando me sinto liberado para a criatividade”, explica André, sobre o período em que suas inspirações, muitas vezes, surgem durante a insônia e se transformam em versos.

O livro é um mergulho em sentimentos e experiências, com poemas que nasceram a partir de “Abril de 99”, sua primeira poesia, escrita durante uma madrugada. A decisão de incluir 46 poemas, um para cada ano de sua vida, não foi aleatória. “Quando decidi lançar o livro eu tinha cerca de 40 escritos. Pensei num número que fizesse sentido, então escrevi mais seis”, revela o autor, que tem como maior inspiração a obra do poeta gaúcho Mario Quintana.

Entre os poemas favoritos do autor, destacam-se as declarações de amor dedicadas aos seus entes queridos: “Leoa” (para a mãe), “Léo” (para o filho), “Lucas” (para o outro filho) e quatro poesias dedicadas à esposa, que incluem títulos como “Santorini”, “Casa e Lar”, “Encontro de Almas” e “Abril de 99”. Essas obras buscam transmitir mensagens de afeto, gratidão e a profundidade dos laços familiares.

André Ramos, que atua como empresário em duas frentes — uma distribuidora de pisos hospitalares e uma construtora —, vê na escrita um novo propósito. “Escrever virou hobby e terapia”, afirma, indicando que a poesia, antes uma paixão adormecida, agora faz parte de seu cotidiano.

Focado e disciplinado, André, que é também maratonista e motociclista, conta que teve uma infância difícil, o que, segundo ele, ajudou a formar seu caráter e impulsionar suas conquistas. Inquieto e perfeccionista, busca sempre evoluir, e “Regurgitando Sentimentos” é a prova de sua constante busca por novos desafios e expressões.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.