Cultura e Acessibilidade: Encerramento da Mostra “Porto Negro – Redenção Preta” na Esquina Democrática

blank

A Mostra Cultural Porto Negro – Redenção Preta chega ao seu fim nesta sexta-feira,, 24 de outubro, com um evento cultural na Esquina Democrática, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. O evento será gratuito e terá início às 16h30, com programação voltada para a promoção da cultura negra e acessibilidade.

Em todas as edições da Mostra, a inclusão foi uma prioridade, e no encerramento não será diferente. Haverá intérpretes de Libras oferecendo acessibilidade para o público com deficiência auditiva.

A escolha da Esquina Democrática como local do evento é significativa, dado seu histórico como ponto de grandes manifestações sociais da cidade. O evento trará uma série de apresentações de artistas e grupos da cena cultural preta de Porto Alegre.

A programação terá início com o Grupo Trupi Di Trapu, às 16h30, com o espetáculo de teatro de rua “O Lanceirinho Negro”. Às 17h45, o Grupo Soul Mulher apresenta a performance de dança “Memória Ancestral”. O encerramento, às 18h15, contará com uma pista de dança, com apresentações dos DJs Kafu e Luizza, além da performance de dança black do grupo Brazil Estrangeiro.

De acordo com Túlio Quevedo, diretor de produção do projeto, a escolha da Esquina Democrática para o encerramento da Mostra é uma forma de marcar a presença da cultura preta no espaço público.

“Encerrar a Mostra na Esquina Democrática é uma forma de trazer a cultura preta para o centro da cidade, um espaço simbólico de Porto Alegre. Ao apresentar esses trabalhos, estamos afirmando que a história e a cultura preta fazem parte da cidade e devem ser reconhecidas”, afirmou Quevedo.

Serviço:

O quê: Encerramento da Mostra Cultural Porto Negro – Redenção Preta
Quando: Sexta, 24 de outubro
Onde: Esquina Democrática (Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Horário: Das 16h30 às 18h50
Atrações:

  • Teatro de Rua com o Grupo Trupi Di Trapu (“O Lanceirinho Negro”)

  • Dança com o Grupo Soul Mulher (“Memória Ancestral”)

  • DJs Kafu e Luizza

  • Performance de dança black com o grupo Brazil Estrangeiro

Valor: Evento gratuito e aberto ao público

Acessibilidade: Apresentações com intérpretes de Libras
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.