Com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, Cenas da Menopausa chega a Porto Alegre com curtíssima temporada no Teatro Fiergs

blank

Após temporada de sucesso em Lisboa (Portugal), Curitiba, São Paulo, Goiânia,  Cabedelo (município na região metropolitana de João Pessoa)Cabedelo (município na região metropolitana de João Pessoa) e Rio de Janeiro, o espetáculo Cenas da Menopausa chega a Porto Alegre para curtíssima temporada no Teatro Fiergs dias 24, 25 e 26 de outubro, sexta e sábado, 20h; e domingo, 18h. A comédia musical é interpretada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello – que também dirige a peça -, e tem texto e versões musicais de Anna Toledo. A peça conta com patrocínio da Torra.

Cenas da Menopausa é uma comédia que retrata, com humor e sensibilidade, a vida da mulher 50+ no “segundo ato” da vida. Por meio de cenas curtas e paródias musicais, o espetáculo aborda temas como mudanças corporais, carreira, saúde, beleza, relacionamentos e a menopausa, de forma franca, divertida e reflexiva.

Sobre as temporadas de sucesso, Claudia Raia comemora: “O público tem respondido com muito carinho a Cenas de Menopausa, o que reforça a importância de abrirmos espaço para discutir essa fase da vida da mulher e os desafios da maturidade. Temos recebido muitos homens na plateia também, e sabemos que o debate está sendo ampliado. Soube de mulheres que se sentiram mais acolhidas por seus parceiros, compreendidas por seus filhos, uma terapeuta que criou um grupo de apoio à menopausa após assistir à peça. Estamos vendo desdobramentos lindos que nascem da arte, que, com humor, leveza e coragem, presta um grande serviço ao abordar temas que ainda são tabus”.

Anna Toledo, que assina o texto e as versões musicais do espetáculo, contou que escrever a peça foi um desafogo. “O riso é uma chave essencial para quebrar o silêncio em torno do tema. A menopausa é um grande perrengue, mas também rende histórias engraçadíssimas. E se todas nós rirmos, juntas, com as nossas próprias histórias?”, propõe a autora.

O espetáculo traz intervenções musicais cômicas com paródias de músicas pop, usadas como vinhetas ou comentários das cenas. “Escolhi músicas bem conhecidas, que ficaram marcadas na voz de grandes divas. É mais uma camada feminina na linguagem do espetáculo”, completa a autora.

“Quando a gente resolveu fazer esse espetáculo, logo decidimos que teria que ser uma comédia, pra falar com graça e leveza de um assunto que pode ser tão pesado. No final, ainda temos um bate-papo com a plateia, que virou quase um momento de desabafo das mulheres, que percebem que não estão sozinhas.”, conta Jarbas Homem de Mello.

Cenas da Menopausa 

A estrutura do espetáculo acompanha o que a autora chama de “fases do luto ovariano” — choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. Cada cena traz uma mulher diferente vivendo um momento-chave da menopausa, e há uma personagem que costura toda a dramaturgia: Teresa, que atravessa todas essas fases.

A história acompanha Teresa (Claudia Raia), uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos e sobrecarregada no trabalho como corretora de imóveis. Entre as responsabilidades do dia a dia, ela se depara com algo inesperado: os primeiros sintomas da menopausa.

Ondas de calor, insônia, alterações de humor e uma enxurrada de dúvidas vão transformar sua rotina em uma jornada surreal e cheia de reviravoltas cômicas. A peça ainda se propõe a discutir situações práticas que vão desde como abordar o novo momento com o parceiro, Mario, para não se isolar emocionalmente, ou como lidar com as capacidades criativas e de vitalidade que se apresentam nesta fase.

Outras personagens interpretadas por Claudia são Laurinha, mulher com mais de 50 anos, divorciada, sarada, jovial e em absoluta negação diante dos sintomas da menopausa; Gilda, mulher com mais de 60 anos, divorciada, hippie e desencanada, cujo marido a trocou por uma jovem de 20 e poucos; e Isabel, uma cinquentona  super executiva, workaholic, sem tempo para cuidados pessoais e cliente de Vini Visage, (interpretado por Jarbas). Claudia interpreta ainda um mix de divas 50+ que aparecem na abertura do espetáculo.

Já os personagens vividos por Jarbas são Mario, marido de Teresa; Alberto, ex-marido de Gilda, 60 anos; um médico; um vidente que trabalha com realinhamento energético, joga tarô e búzios; uma vendedora; uma freira; a tia Judite, uma senhorinha rabugenta de 75 anos; a cantora Madonna; e, como mencionado, Vini Visage – cabeleireiro e influencer no YouTube.

Com um repertório empolgante, o espetáculo revisita hits dos anos 80 e 90, transformando-os em paródias hilárias. Desde a abertura explosiva com um mashup de “Fever/Hot Stuff/Flashdance” até momentos icônicos como “Total Eclipse of the Heart”, “Like a Virgin” e “I Will Survive”, cada música traz uma nova camada de humor e ironia para a trama.

Em Portugal, a Cenas da Menopausa ficou 6 semanas em cartaz  no Teatro Tivoli BBVA (em Lisboa), totalizando 67 apresentações e reunindo um público de mais de 70 mil espectadores.

Ficha técnica

Elenco: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello

Texto e Versões Musicais: Anna Toledo

Direção: Jarbas Homem de Mello

Diretora Residente: Sabrina Mirabelli

Diretor Musical, Arranjos e Trilha Sonora: Guilherme Terra

Voz Off: Miguel Falabella

Trilha Sonora – backing vocals: Helga Nemetik, Marilice Cosenz e Paula Capovilla

Design de Som: Tocko Michelazzo

Design de Luz: Wagner Freire

Cenário: Natália Lana

Assistente de Cenografia: Victor Aragão

Cenotécnico: André Salles

Figurinos: Bruno Oliveira

Assistente de Figurino: Eliana Liu

Visagismo: Dicko Lorenzo

Assistente de Visagismo: Rud Motta

Contrarregra: Jonatas Henrique

Operador de Som: Silney Marcondes

Operador de Luz: Mateus Macedo

Produção: Amanda Leones (Versa Cultural) e Magali Elena Produções

Produção Geral: Fernando Pagan

Realização: Raia Produções

SERVIÇO

Cenas da Menopausa

Local: Teatro Fiergs – Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS, 91760-150

Temporada: 24, 25 e 26 de outubro, sexta e sábado, 20h; e domingo, 18h

Capacidade: 1.757 lugares

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos

De R$75 a R$250

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

 

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Uhuu – com taxa de serviço

Bilheteria física (sem taxa)

Teatro do Bourbon Country Av. Túlio de Rose, 80 – 71 – Jardim Europa, Porto Alegre – RS, 91340-080

 

 

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.