Com capa assinada pela artista Clara Pechansky, Revista Onne & Only lança 22ª edição

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Já conhecida pelos gaúchos, a Revista Onne & Only comemorou mais um aniversário, desta vez com o lançamento da 22ª edição impressa. Ao longo de 11 anos, a publicação se consolidou como um dos principais veículos direcionados ao mercado premium, abordando temas que vão de estilo de vida e decoração a negócios e entretenimento. O lançamento foi marcado por um coquetel, realizado na MH Clinic, no dia 7 de outubro, em Porto Alegre.

Seguindo a tradição, a capa da edição é ilustrada por uma obra de arte – um diferencial que reforça o vínculo da revista com a cultura. A artista convidada desta vez foi Clara Pechansky, referência internacional das artes visuais, que já integrou mais de 200 exposições coletivas, bienais e trienais em 17 países. Clara explica que depois de muitos estudos, ficou definido que a obra “LÍMPIDAS FAÇANHAS” – acrílica sobre tela, 50x60cm, 2025 – seria a escolhida para ilustrar a capa da edição.

Essa obra faz parte da Coleção HINO, exposta recentemente na Gravura Galeria de Arte. “A coleção exalta a nossa brasilidade, e o título reúne duas palavras que foram retiradas das letras do Hino nacional Brasileiro e do Hino Riograndense”, complementa. No que diz respeito a expectativa do público, a artista ressalta que obras de arte são algumas das poucas criações humanas capazes de gerar reações diferentes em cada observador, contudo, gostaria de chamar atenção para uma característica especial dessa pintura. “Como a revista será também um produto físico, será possível que, ao pegar em mãos, a pessoa possa virar a capa de cabeça para baixo, então notará que há algumas imagens invertidas dentro do quadro, como figuras humanas, flores e plantas”, explica.

Revista multiplataforma

A edição publicada semestralmente é apenas uma das frentes da Onne & Only. Além do impresso, o veículo conta com a Onne Digital, uma versão online da revista física. Também integram à multiplataforma da Onne & Only um portal atualizado semanalmente e redes sociais com conteúdo diário, que conectam leitores e anunciantes. Para os fundadores, Marcelo Tovo e João de Lucena, a criação da revista partiu de um diagnóstico claro: faltava no mercado uma publicação pensada para o público de alto padrão, com curadoria criteriosa e identidade própria.

“Nos orgulha ver que a revista conquistou reconhecimento principalmente em áreas que valorizamos muito, como a arte. Existe uma aproximação natural com galerias e artistas, algo que se consolidou ao longo dos anos”, destacam os editores. Essa relação, que começou nas páginas da revista, expandiu-se para outros projetos da marca, como fóruns, cursos e treinamentos ligados ao mercado de luxo, criando uma comunidade em torno de experiências exclusivas e de conteúdo especializado.

No lançamento da 22ª edição, estiveram presentes figuras de destaque, como a artista Clara Pechansky, acompanhada de seu filho, o psiquiatra Flávio Pechansky. Também compareceram ao evento o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamacchia, a empreendedora Débora Marçal e o advogado Marcelo Becker.

Moda e arte

Na 22ª edição, a moda ganha destaque com a análise da colunista Madeleine Müller, que apresenta reflexões sobre o novo luxo e suas conexões com sustentabilidade, silêncio e significado, em sintonia com um consumo cada vez mais consciente e transparente. Já no campo das artes, Cézar Prestes apresenta o hiper-realismo de Irley Jesus, as novas fases criativas de Marcelo Zanini e as novidades das galerias Delphus e Urban Arts. A fotografia chega pelas lentes de Douglas Fischer, que revela um olhar singular sobre Nova York em atmosfera noir, tema da coluna de Fábio André Rheinheimer.

Gastronomia e turismo

A gastronomia é pauta, com Cristian Silva discutindo os desafios das harmonizações entre vinhos e pratos, enquanto a grife de carnes Sabor da Campanha aborda o movimento farm to table; e o premiado restaurante Famiglia Facin inaugura a Pizzaria Casa Nápoles no Cais Embarcadero. O turismo, por sua vez, aparece em um roteiro elaborado pela empresária Patrícia Longhi, que conduz o leitor por experiências únicas na Espanha e na Turquia.

Saúde e bem-estar

Para falar sobre saúde e bem-estar, o odontólogo Gustavo Caetano explora os avanços das lentes de contato dentais como recurso de transformação estética, enquanto a MH Clinic, anfitriã do coquetel de lançamento, apresenta um protocolo inédito de tratamento capilar inspirado nas tecnologias mais modernas da Coreia do Sul.

Negócios e empreendedorismo

O mercado de luxo é analisado por Paulo Chiele, que antecipa tendências e projeta os rumos do setor para os próximos anos. A arquitetura é contemplada pelo Circuito Onne Decoração, que reúne trabalhos de escritórios renomados como Livia Bortoncello, Katia Vinciprova, Carlos Lemos e MQ Escritório de Criação. O design também ganha espaço, com Camila Farina trazendo uma leitura atual sobre o cenário latino-americano, a solidez da marca Reeps, que completa quase 80 anos, e os projetos de cozinhas de alto padrão da EXS Equipamentos. Já os novos empreendimentos imobiliários revelam a pluralidade do mercado, com o loteamento Florescer Parque Residencial, em Vila Flores, o projeto Parador do Luz, em Ibiraquera, e o condomínio Amare, no litoral norte gaúcho, que une arquitetura e natureza em um dos balneários mais valorizados da região.

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Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.