Arte, vinho e violino à beira do Guaíba: segunda “Noite no Iberê” chega dia 24 trazendo vinícola porto-alegrense e trilha ao vivo

blank
O Café Iberê realiza no próximo dia 24 de fevereiro, terça-feira, a segunda edição de “Uma Noite no Iberê”, projeto que une arte, gastronomia e vinho em uma experiência de ritmo lento e público reduzido. Desta vez, a convidada é a Cave Poseidon Microvinícola Artesanal, de Porto Alegre, em uma noite embalada por violino ao vivo e limitada a 30 participantes.
O encontro começa às 19h, com visita guiada à Fundação Iberê, conduzida de forma intimista, valorizando a arquitetura do prédio, as obras e a paisagem do Guaíba. Às 20h, o grupo segue para o Café Iberê, onde a trilha instrumental marca a transição para o jantar harmonizado. As mesas próximas — algumas compartilhadas — reforçam o clima de conversa, troca e aproximação entre público e produtores.
Instalada em um casarão colonial de 1939 na Vila Assunção, a Cave Poseidon é comandada pelo enólogo e proprietário Carlo De Leo. A vinícola trabalha com fermentações naturais, processos manuais e mínima intervenção, produzindo vinhos autorais que vão de espumantes e brancos a laranjas, rosés, tintos, fortificados e vermutes.
O jantar em três tempos é assinado pelo chef Matheus Monteiro. A recepção traz o Amarguinho Vermute Bitter da Cave Poseidon. Na entrada, cascudo defumado com gaspacho de melancia e jambu, tomates frescos e parma é harmonizado com o Rajadinha Riesling Renano, de Nova Petrópolis. O prato principal apresenta lombo de cordeiro ao molho de guabiroba, purê de couve-flor, figos e mil-folhas de batata, acompanhado do Minimal Cabernet Franc. Para finalizar, flan de nozes com merengue cítrico, e frutas da estação é servido com o Vinho Doce da Casa, elaborado a partir da uva Tannat e envelhecido em carvalho.
Lançado em janeiro, “Uma Noite no Iberê” foi concebido como um ritual de fruição — mais do que um jantar. A cada edição, uma vinícola boutique e uma atração musical ampliam o diálogo entre arte e gastronomia. A estreia do projeto contou com a Vinícola Cão Perdigueiro e apresentação da flautista Ana Carolina Bueno.
Serviço
Uma Noite no Iberê – 2ª edição
📅 24 de fevereiro (terça-feira)
🕖 19h – visita guiada à Fundação | 20h – música e jantar
💰 R$ 390 (inclui visita guiada e jantar harmonizado)
🎟 Vagas limitadas a 30 pessoas
Reservas:
📲 Instagram: @cafeibere
📞 WhatsApp: (51) 99902-5574
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.