Um edifício contemporâneo, com arquitetura que expressa movimento e, ao mesmo tempo, dialoga com o entorno, revelando uma nova identidade para o Bairro. Assim nasce o “Casa Bastian”, no clássico, tradicional e arborizado Menino Deus, em Porto Alegre, reunindo duas tipologias: lofts e apartamentos de 1 dormitório.
A fachada assimétrica, marcada por esquadrias deslocadas, varandas amplas e uma paleta de cores marcantes — vermelho ferrugem e verde babosa — traduz o caráter ousado e jovem do design autoral que a incorporadora ABF Developments imprime em seus empreendimentos.
Conceito – Em uma área de 1,8 mil m², o projeto preserva duas casas históricas existentes no terreno (construídas em 1939 e 1952), estabelecendo uma conversa entre épocas, que percorre da memória do bairro à visão de futuro proposta pela empresa. É justamente esse contraste que confere singularidade e diferencial ao conjunto, pontua o CEO da ABF Developments, Eduardo Laranja da Fonseca.
“A preservação dessas casas não é apenas um gesto técnico, e sim urbano. O novo prédio se molda para conviver com as residências, valorizando-as e atribuindo novos usos às edificações”, observa.
Tríade ao entorno – Com localização privilegiada em um lote de esquina — entre as Avenidas Bastian e Praia de Belas —, todas as 202 unidades, distribuídas em 18 pavimentos, possuem orientação solar adequada, especialmente voltada ao Guaíba e ao pôr do sol, um dos patrimônios afetivos de Porto Alegre. Conforme salienta Eduardo Laranja da Fonseca, em um raro contexto urbano em seu entorno, o “Casa Bastian” reúne a tríade ideal: vista – para a orla do Guaíba, verde – do parque Marinha do Brasil, e vida cosmopolita – com a proximidade ao Praia de Belas Shopping, supermercados e tantas outras conveniências. “As varandas do edifício reforçam isso, pois são extensões do cotidiano dos moradores, caracterizando-se como espaços contemplativos, que se abrem para a cidade”, comenta.
Empreendimento – Conforme explica, a torre, que compõe o embasamento do Casa Bastian, estabelece um jogo dinâmico que, em conjunto com as casas históricas, confere leveza e jovialidade ao empreendimento. “A partir dessa volumetria de base, centralizamos a entrada do edifício, criando um referencial de pórtico que conduz ao acesso principal da torre”, destaca.
Eduardo Laranja da Fonseca ainda acrescenta que essa base, com linguagem e materialidade contemporânea, estabelece uma transição mais humana com a escala da rua, valorizando o térreo e o paisagismo. A torre, com forte presença plástica e ritmo marcado pelas esquadrias e sacadas — que criam profundidade por meio de diferentes planos de fachada — reforça a identidade urbana do projeto. “O contraste em verde suave, mais plano e contido, fortalece o diálogo entre as massas construídas, promovendo uma interlocução entre a torre e as casas históricas”, evidencia.
Infraestrutura – Completa, contemporânea e funcional, a infraestrutura do “Casa Bastian” se distribui entre uma das casas históricas preservadas e o rooftop, criando, assim, uma dinâmica que integra memória e inovação. O empreendimento contará com salão de festas, espaço de co-working, lavanderia compartilhada, área gourmet, churrasqueiras e marketplace, entre outras comodidades pensadas para o cotidiano dos proprietários.
No topo do prédio, o rooftop será o ponto alto do empreendimento: com vista em 360º da cidade, reúne piscina panorâmica com guarda-corpo em Sistema QRaling, que permite vista para o horizonte sem interrupções, e bancada elevada para conversas e drinks a qualquer hora do dia ou da noite — um cenário que transforma o dia a dia em celebração.
Paisagismo – Pensado para interagir de forma harmônica com o perfil urbano do projeto, os espaços foram concebidos como refúgios de contemplação, transformando as áreas comuns em experiências sensoriais. Já a vista, verdadeiro cenário emoldurado pela paisagem, revela-se não apenas um atributo, mas a alma que orienta e valoriza todo o empreendimento.
Casas históricas – A outra casa tombada, posicionada na esquina do terreno, será destinada a uso comercial, que deverá se integrar ao dia a dia da rotina do condomínio. Já a que contemplará parte das opções de entretenimento e lazer do “Casa Bastian” será igualmente revitalizada, mas manterá suas características modernista externas e internas: design sofisticado, minimalista e atemporal, com materialidades que dialogam tanto com a linguagem contemporânea quanto com o charme histórico da residência.
Trata-se de um projeto que não se impõe pelo excesso, mas pela precisão — detalhes elegantes e texturas puras que reforçam a atmosfera de equilíbrio entre passado e presente.
Crédito perspectivas: ABF Developments/Divulgação