31º Porto Alegre em Cena encerra edição histórica com celebração à arte gaúcha

blank

31ª edição do Porto Alegre em Cena chegou ao fim neste domingo (1º), consagrando-se como uma edição histórica: realizado entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2024, o evento trouxe um olhar exclusivo para a produção artística gaúcha, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da cena cultural local em um momento desafiador.

Com mais de 80 espetáculos e ações culturais, a edição de 2024 reafirmou a força e a diversidade da arte produzida no Rio Grande do Sul. Com patrocínio premium da Petrobras, foram apresentados espetáculos de teatrodança, circo, performances e ações formativas que se desdobraram em mais de 35 locais, levando a arte a diferentes espaços da cidade. O público, estimado em 12.000 pessoas, demonstrou entusiasmo ao lotar teatros, ruas e espaços alternativos.

– Ao começar os preparativos para essa edição do Em Cena, os desafios eram gigantes. Mas a intenção era, sempre foi, estar ao lado da classe cênica gaúcha. Essa intenção guiou todas as nossas decisões e escolhas, desde uma curadoria alinhada com nossos objetivos até uma equipe administrativa eficiente e presente em todos os momentos. O resultado e a adesão do público, que lotou nossas salas e ovacionou nossos grupos mostram o acerto dessas escolhas e diretrizes. Devolvemos o festival à cidade e plantamos sementes para que as próximas edições sejam férteis e presentes. A ideia sempre foi a de fazer o melhor festival possível, superar dificuldades e capitalizar conquistas. Foi uma edição histórica e resiliente. Foi um festival emocionante – diz Luciano Alabarse, coordenador geral do 31º Porto Alegre em Cena.

O festival, que tradicionalmente conecta Porto Alegre ao circuito nacional e internacional de artes cênicas, desta vez voltou-se para a cena gaúcha, abraçando seus artistas e suas histórias. A decisão de construir a programação com exclusividade de nomes gaúchos não foi apenas uma escolha da equipe do Festival, mas um gesto de resistência e solidariedade, diante dos impactos devastadores da enchente de maio que afetou a cidade e o setor cultural.

O time de sete curadores do 31º Porto Alegre em Cena desempenhou um papel essencial na construção desta edição com um olhar plural para a seleção dos espetáculos. A programação, que já estava concluída, precisou ser completamente repensada para dar protagonismo aos artistas gaúchos e atender ao momento de reconstrução vivido pelo setor cultural local. O desafio foi intenso: entre mais de 300 trabalhos inscritos, foram escolhidas mais de 80 ações que compuseram a grade final, garantindo uma programação diversa, inovadora e profundamente conectada com a identidade regional.

Foi uma edição realmente histórica. Para além de tantas produções de extrema qualidade produzidas aqui no Sul, tivemos também uma participação do público de forma extraordinária. A equipe, os grupos e coletivos, oficineiros, espaços e instituições, todos foram somando no movimento de fazer esta edição acontecer de forma única, com a alegria de reconhecermos a cidade de Porto Alegre abraçada pela arte – diz Letícia Vieira, coordenadora de produção da 31ª edição do Porto Alegre em Cena.

Como forma de celebrar a memória e a continuidade das artes cênicas gaúchas, esta edição apresentou o “Trajetórias em Cena”, videocast oficial do 31º Porto Alegre em Cena. Com apresentação de Carol Anchieta, o programa convidou o público a uma imersão nas histórias e nos desafios dos grupos artísticos da programação com mais de 25 anos de estrada no Rio Grande do Sul. Com apoio do SindBancários, “Trajetórias em Cena” pode ser conferido no canal oficial do Porto Alegre em Cena no YouTube.

Ainda nesta edição, o Porto Alegre em Cena traz uma ação completamente inédita, que acontecerá no início do ano de 2025, reforçando a sua concepção de reconstrução e visibilização das produções cênicas do sul. Através do patrocínio da BB ASSET, em parceria com o Centro Cultural do Banco do Brasil, o CCBB, dois espetáculos serão curados para cumprirem temporada no centro do país.

Com uma edição que ficará na memória de artistas e público, o Porto Alegre em Cena encerra mais um capítulo de sua história, deixando um legado de superação, criatividade e celebração da arte gaúcha.

O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio premium da Petrobras, patrocínio master da BB Asset e patrocínio de Itaú, Panvel e Zaffari, a gestão cultural é da Primeira Fila Produções, e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.