Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo ocorrerá em 10 de dezembro, na UFRGS

blank

Será realizado em 10 de dezembro, das 16h30min às 18h, o Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, com produção de Cida Cultural. O evento ocorrerá na Sala Araucária do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e terá como convidados os responsáveis pelas empresas: Cida Cultural, Arquium Construções e Restauro, Pantheon Patrimônio e Cultura, Equipe Técnica do Museu Joaquim Felizardo e EXP Transmídia. A atividade será gratuita e aberta ao público, com o objetivo de relatar o processo de planejamento e execução da primeira etapa da restauração.

Na ocasião, também será apresentado o relatório em vídeo sobre a fase inicial do projeto de restauração do museu, produzido pela EXP Transmídia. O trabalho conta com entrevistas de integrantes das equipes do projeto de restauro, imagens das plantas e do próprio Joaquim Felizardo.

O Encontro Educativo tem apoio institucional do Centro Cultura UFRGS e do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio da CMPC, sendo a instituição beneficiária o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e a Prefeitura de Porto Alegre.

O restauro

Na primeira etapa, sobre a qual será o encontro educativo, estiveram contemplados todos os projetos complementares para a interposição do projeto da obra, conforme as Instruções Normativas do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lei Rouanet, Ministério da Cultura (Minc) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa Fomento Indireto. Isso permitiu contratar a elaboração dos projetos executivos de restauro que são obrigatórios para a fase seguinte.

Foram realizados os levantamentos arquitetônico, de danos e de estado de conservação do museu, bem como elaborados projetos arquitetônicos para restauro e requalificação, além de projetos complementares: Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), instalações elétricas, lógica e proteção patrimonial, luminotécnico, climatização, acessibilidade, drenagem pluvial, de exposição de longa duração do acervo do Museu, de exposição temporária e educativo para atender às exposições.

O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio da CMPC, apoio da Associação dos Amigos do Museu de Porto Alegre (Amupoa) e realização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre os envolvidos:

Cida Cultural — Com uma trajetória de 35 anos, Cida Cultural consolidou o próprio nome em atuações nas mais variadas áreas do entretenimento e da cultura, como artes cênicas, música, artes visuais, patrimônio cultural material e imaterial, formação, humanidades, cultura popular, projetos transmídias, artesanato, moda e literatura. São exemplos: projeto Lâmpada Mágica (uma dos maiores ações para circulação teatral no estado, contabilizando 63 espetáculos e 734 apresentações), Sonoras Energias (iniciativa para difusão de música instrumental, canto vocal e autoral), Concertos Populares (espetáculos com a Orquestra de Câmara da Ulbra junto a artistas nacionais de diferentes gêneros, como Yamandu Costa, Lenine e Zeca Baleiro, Renato Borghetti, Ivan Lins, Nei Lisboa e Vitor Ramil), Plano Anual de Atividades da Casa de Cultura Mário Quintana (lançado em 2018), Casa Ramil (apresentações da família Ramil — Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Thiago, João e Gutcha — no Theatro São Pedro), restauração total e ampliação do Museu Getúlio Vargas (São Borja), reforma da Casa João Goulart (São Borja) e restauração da Casa das Artes de Novo Hamburgo.

Além disso, a produtora gesta iniciativas em parceria com prefeituras, câmaras de comércio e indústria, rede de produtores, associações culturais e universidades no RS.

No currículo, Cida tem diversos prêmios, como Melhor Produtora Cultural em atendimento aos artistas (Revista Showbusiness, 1999), Troféu Cultura Gaúcha pelo Projeto Lâmpada Mágica (2004) e Prêmio Funarte de Concertos Didáticos — Concerto de Jovem pra Jovem (para escolas da rede pública de Santa Maria, 2010).

CMPC — O Grupo CMPC é o segundo maior do setor (celulose, bioembalagens, tissue) na América Latina, com 44 plantas industriais em 8 países: Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. A CMPC tem como premissa desenvolver um trabalho ético e responsável, com geração de empregos, produtos de qualidade, comprometimento com o meio ambiente e rentabilidade. Apesar de ter sua sede em Guaíba (RS), a empresa atua em diversos municípios gaúchos e já desenvolveu mais de 40 iniciativas sociais em parcerias com comunidades locais e organizações para implementar ações de alto impacto positivo na qualidade de vida.

Museu Joaquim Felizardo — Criado em 1979, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo promove a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda.

O acervo tridimensional é formado por mais de 1,3 mil objetos dos séculos XIX e XX, como acessórios de uso pessoal, objetos de decoração, instrumentos musicais, mobiliário e indumentária, entre outros. O acervo arqueológico conta com 200 mil itens relacionados a diferentes grupos que ocuparam o território desde o período pré-colonial. Já o acervo fotográfico é composto por cerca de nove mil imagens de Porto Alegre nos séculos XIX e XX.

Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo:

Quando: 10 de dezembro, entre 16h30min e 18h

Onde: Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)

Quanto: de graça

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.