Sociedade Polônia é declarada entidade de utilidade pública em Porto Alegre

blank

A Sociedade Polônia foi oficialmente declarada entidade de utilidade pública pelo Município de Porto Alegre, conforme a Lei nº 14.442, de 29 de dezembro de 2025, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo.

A iniciativa teve o apoio do vereador Tiago Albrecht e do Secretário Municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo, a partir da mobilização da presidente do Conselho Deliberativo, Lilian Kielbowicz Jung, do conselheiro Daniel Ehlers e de integrantes do Grupo Folclórico Polônia.

O reconhecimento tem como base a Lei nº 2.926/1966 e destaca a relevância da atuação cultural e social da entidade ao longo de sua trajetória de quase 130 anos na capital gaúcha. A Sociedade Polônia desenvolve um trabalho contínuo de preservação das tradições, formação artística e promoção da cultura por meio da dança e de atividades culturais abertas à comunidade.

“Esta Lei é muito significativa para a Sociedade Polônia, pois valida oficialmente o trabalho cultural e social que desenvolvemos há anos em Porto Alegre”, destaca o presidente da entidade, Mariano Hossa.

A declaração de utilidade pública reforça a importância institucional da entidade e amplia as possibilidades de parcerias e projetos culturais, reconhecendo oficialmente o impacto positivo gerado para a cidade de Porto Alegre.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.