Casa de Cultura Mario Quintana inaugura espaço com jardim sensorial e vista panorâmica da cidade

blank

Como parte das comemorações dos seus 35 anos, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), inaugura no dia 25 de novembro, às 18h, o Terraço Petrobras. Com vista panorâmica da cidade de Porto Alegre (RS), o jardim sensorial fica no sétimo andar e propõe um refúgio para contemplação e descompressão. Além de explorar os aspectos visuais da própria Casa, o local conta com um jardim que estimula o olfato, o tato, a visão, a audição e o paladar, reunindo plantas nativas do Rio Grande do Sul, além de caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita.

 

Durante o evento que marca a abertura do novo espaço, a sutilizadora corporal e artista Carina Sehn, e a compositora e designer de sons Carina Levitan vão ministrar a performance Escuta do Agora no Jardim Sensorial. A meta é oferecer um tempo de pausa e sintonia com estímulos sensoriais, como uma forma de contemplação e conexão com a natureza por meio dos cinco sentidos. A performance ainda inclui a distribuição de mudas de algumas das plantas presentes no local, oportunizando ao público levar uma extensão do jardim sensorial para as suas casas.

 

O novo espaço da CCMQ valoriza a biodiversidade gaúcha, reunindo espécies representativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como Erva Pompom, Farroupilha, Íris, Butiá, Erva-Mate, Guaimbé e Capim dos Pampas. Dessa forma, estimula os sentidos por meio de cores, aromas, texturas, sons e sabores, seja pela vegetação, seja pelos percursos que podem ser realizados no terraço, provocando uma espécie de jogo sensório e lúdico a quem o visita.

 

O Terraço Petrobras conta ainda com guarda-corpo e acessibilidade universal garantida para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, com rampas que permitem chegar nas bordas do espaço e ter uma visão completa, tanto do jardim quanto da vista do entorno. O projeto, concebido pelos arquitetos José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, conta com paisagismo sustentável orientado pela agrônoma Cláudia Litvin, preservou as características do conjunto histórico tombado com uma construção leve, modular e sobreposta, utilizando técnicas de montagem sem perfurações nos pisos originais, que compõem o patrimônio edificado da Casa.

 

Após a sua inauguração, o local poderá ser visitado pelo público, sem necessidade de agendamento prévio, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h, e fará parte das visitas mediadas gratuitas oferecidas pela instituição. “O Terraço Petrobras oferece uma das vistas mais privilegiadas da Casa de Cultura Mario Quintana, agora aberto ao público com segurança e acessibilidade, atendendo às normas de PPCI e equipado com um moderno guarda-corpo”, destaca a diretora da CCMQ, Adriana Sperandir.

 

O terraço foi viabilizado pela Petrobras, que entrou recentemente como nova patrocinadora da CCMQ, por meio de edital do Programa Petrobras Cultural. A empresa ainda vai proporcionar o Plano Bianual da Casa, que teve início no último mês de agosto e terá vigência até julho de 2027, com um investimento total de R$ 3,2 milhões pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O valor corresponde a mais de 50% dos recursos necessários para executar o plano, garantindo a manutenção de diversas atividades culturais gratuitas.

 

A Petrobras se soma aos outros parceiros e permite que a instituição avance em experimentações e qualificação artística, atuando fortemente na educação e na profissionalização dos setores, e oferte espaços, equipamentos e equipes técnicas para que cada atividade possibilite a melhor experiência estética possível a toda a comunidade. Entre as ações previstas para os próximos dois anos da CCMQ estão exposições de artes visuais, apresentações musicais e de artes cênicas, feiras e editais de economia criativa, atividades literárias, programação radiofônica, visitas mediadas, eventos multiculturais e iniciativas de formação. Os recursos disponibilizados pelos patrocinadores possibilitam ainda a contratação de mais de 40 profissionais regulares, em áreas como comunicação, educativo, produção executiva e de teatros, equipes técnicas e de acessibilidade, que complementam o quadro de servidores da Sedac.

 

O novo espaço reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a CCMQ. O jardim sensorial do Terraço Petrobras será o segundo a ser inaugurado pela Casa, que também conta desde 2002 com o Jardim Lutzenberger, no quinto andar, com uma centena de espécies da paisagem cultural agrícola sulina, entre plantas alimentícias, medicinais, temperos e ornamentais. O espaço complementa o centro cultural de 11 mil m² que também abriga livraria, café, restaurante, loja especializada e bar; espaços expositivos e quatro galerias de arte; quarto do poeta e acervo Mario Quintana; duas bibliotecas; dois teatros e um auditório; salas multiuso de ensaio, oficinas e cursos; memoriais dedicados a Theodor Wiederspahn e Oliveira Silveira; Acervo Elis Regina; Discoteca Natho Henn e três salas de cinema.

 

Serviço
Inauguração do Terraço Petrobras da Casa de Cultura Mario Quintana, com a performance Escuta do Agora no Jardim Sensorial, com as artistas Carina Sehn e Carina Levitan

Dia 25 de novembro, terça-feira, às 18h

7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Em caso de chuva, a inauguração será mantida e toda a ação será concentrada no espaço interno em frente ao jardim

 

Após a inauguração, o espaço ficará aberto para visitação do público de terça a domingo, das 10h às 20h, e fará parte das visitas mediadas gratuitas oferecidas pela instituição. Mais informações no site www.ccmq.com.br e nas redes sociais em @ccmarioquintana.

 

Sobre as artistas

Carina Sehn é sutilizadora corporal, terapeuta certificada em BodyTalk System e artista residente na Bronze Residência, em Porto Alegre. Especialista em saúde mental coletiva e pesquisadora das relações entre corpo, mente e estados sutis, dedica-se a integrar ciência, arte e presença. Seu trabalho nasce da escuta profunda do corpo, explorando o movimento interno e sua expressão no mundo como caminhos de autocuidado, consciência e bem-estar integral.

 

Carina Levitan possui 20 anos de experiência e pesquisa em arte sonora, com a criação de parques musicais para crianças e instalações artísticas que potencializam a realidade e a imaginação através dos sons. É bacharel em Sound Art & Design, pela University of the Arts London. Trabalha com música, desenho de som e foley para cinema, televisão e teatro, com premiações nacionais e internacionais. Já participou de exposições no Instituto Tomie Ohtake, MAM-SP, Galeria Península; realizou performances na Tate Modern, Tate Britain e Photographer’s Gallery; e teve filmes exibidos e trabalhos premiados no Festival do Rio, Festival Internacional de Cinema Infantil, Festival de Cinema de Gramado, FestCineAmazonia, Prêmio Açorianos e no Prêmio Profissionais da Música.

 

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do País. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os estados brasileiros.

 

Sobre a CCMQ

Um dos principais centros turísticos e culturais do Sul do Brasil, a CCMQ é uma instituição da Secretaria de Cultura (Sedac), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e notabiliza-se na cena cultural por sua viva atuação em diversos segmentos artísticos, permeada por uma visão cidadã.

 

Recentemente, a CCMQ completou 35 anos, e a data foi comemorada com uma intensa programação e o anúncio de uma série de melhorias estruturais. Também se celebrou a resistência e o atual momento da Instituição, que foi duramente afetada pela enchente de maio de 2024 e hoje vê o crescimento de seu público, que chega a mais de 30 mil visitantes ao mês, ultrapassando a marca de 360 mil ao ano, entre grupos escolares, turistas, artistas e comunidade em geral.

 

Os seus espaços estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, as artes cênicas, a literatura, a realização de oficinas e cursos, visitas mediadas, produção e distribuição de materiais pedagógicos e eventos ligados a todas as formas de arte. Na programação, destacam-se exposições de acervo e de arte contemporânea; feiras de economia criativa; espetáculos de música, de artes cênicas e programação audiovisual; mediações, oficinas, formações e ensaios; atividades literárias; experiências coletivas e de cultura cidadã.

 

A Casa acumula diferentes prêmios e reconhecimentos, entre eles 14 edições do “Top of Mind I Amanhã” na categoria Centro Cultural Mais Lembrado, além do selo de acessibilidade concedido pela Prefeitura de Porto Alegre. Em 2022, a CCMQ foi a instituição pública melhor avaliada na região Sul do País e a segunda melhor classificada de todo o Brasil na categoria Educação, Cultura e Arte, do Prêmio de Acessibilidade, concedido pelo Governo Federal.

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.