Um sonho antigo da Kinder – Centro de Integração da Criança Especial – e da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga tornou-se realidade nesta quarta-feira (13), com a inauguração da rampa de acesso que conecta diretamente as duas instituições, em Porto Alegre. A nova estrutura garante mais autonomia, segurança e agilidade no deslocamento dos alunos com deficiência acolhidos pela Casa de Saúde, todos usuários de cadeira de rodas.
O presidente voluntário da Kinder, Solimar Amaro, celebrou o resultado do projeto e destacou seu impacto no dia a dia dos alunos. “A rampa vai facilitar o deslocamento, reduzir custos e tempo de transporte, garantindo educação inclusiva e qualificada para os acolhidos”, afirmou.
Já o presidente do Conselho de Administração da Casa Menino Jesus, Pablo Berger, ressaltou a importância da união de esforços para concretizar a obra. “Projetos como este mostram o quanto a parceria entre o poder público e as entidades pode transformar o atendimento a crianças e jovens com deficiência”, destacou.
Viabilizada por meio de duas emendas impositivas que somam R$ 100 mil, a obra incluiu a instalação de guarda-corpos e corrimãos, revitalização do espaço, ampliação da área pavimentada, revisão do sistema de drenagem e esgoto e construção da cobertura da rampa interna da Casa de Saúde, para proteção contra intempéries.
O novo acesso elimina a necessidade de transporte diário entre as instituições, hoje realizado por veículos adaptados, motoristas e técnicos de enfermagem, consumindo cerca de três horas por dia. Com a entrada de mais alunos em 2026, esse tempo poderia chegar a quatro horas diárias.
A Kinder atende atualmente 205 alunos matriculados na Escola Bárbara Sybille Fisching e realiza cerca de 20 mil atendimentos por ano nas áreas de habilitação e reabilitação neurofuncional, com suporte multiprofissional. Nove dos alunos são acolhidos pela Casa Menino Jesus — número que deve chegar a onze em 2026.