Evento que transforma as ruínas da catedral de pedra do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo em uma sala de cinema a céu aberto, a Mostra de Cinema das Missões realizará uma programação prévia em Porto Alegre na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, às 19h, no auditório do Instituto Ling. Com uma sessão comentada do longa-metragem argentino Por tu bien, dirigido por Axel Monsú, a curadoria do projeto traz para a capital gaúcha uma prévia das temáticas e dos assuntos que serão discutidos e apresentados na terceira edição da mostra, marcada para os dias 20, 21 e 22 de novembro no Noroeste do Estado.
Baseado em uma história real, Por tu bien traz uma narrativa intensa sobre opressões e traumas vividos na região das Missões Argentinas. O filme, lançado em 2024, mostra a trajetória de Zulma, uma jovem adolescente que cresce em uma comunidade religiosa isolada na selva, regida pelo medo e tradições opressivas, até que é obrigada a assumir o controle de sua própria vida e lutar por sua liberdade.
Após a sessão, haverá um debate entre a produtora cultural e audiovisual Paola Mallmann e a professora Liliane Rhode, com mediação de Manuela Fetter Nicoletti, coidealizadora e curadora da Mostra de Cinema das Missões. Os ingressos para a exibição são gratuitos e podem ser retirados no site www.institutoling.org.br.
“Nossa ideia é antecipar em Porto Alegre um pouco da experiência que vivemos em São Miguel das Missões, convidando o público da capital gaúcha a viver uma grande exibição de cinema e também a se organizar para viajar para o interior do Estado e curtir a Mostra de Cinema das Missões no final do ano. Levamos nossas lanternas, nossas temáticas e seleção de filmes para dentro do espaço do Instituto Ling, assim como fazemos no sítio arqueológico”, conta Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da mostra.

Público lotou a Mostra de Cinema das Missões em 2024
Crédito da foto: Darius Pippi
Para baixar fotos em alta resolução da edição 2024 da Mostra de Cinema das Missões, clique aqui
Sobre a Mostra de Cinema das Missões
Realizada dentro de um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco e em parceria com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, a Mostra de Cinema das Missões vai muito além da exibição de filmes e propõe uma celebração artística e histórica, levando o público para um espaço geográfico que faz parte da constituição da identidade do Estado e que mantém fortes vínculos e conexões com a herança indígena do país.
No interior da catedral, é montada uma estrutura de cinema, com cadeiras personalizadas para o público sentar e observar a tela de exibição, evidenciada ao fundo das ruínas. O evento propõe um encontro calmo e contemplativo, que não desgasta e nem agride o ambiente. Pelo contrário: ilumina e valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio arqueológico, apresentando diferentes reflexões com os filmes projetados.
O evento realizará em 2025 sua terceira edição, com três dias para o público aproveitar gratuitamente o projeto que une cultura, história e memória com cinema independente, de 20 a 22 de novembro. Além das sessões nas ruínas, a mostra contará com uma agenda paralela, com uma série de palestras e debates realizados no Tenondé Park Hotel, que fica a dois quilômetros das ruínas, no município de São Miguel das Missões. A programação completa da mostra será anunciada em breve, assim como a data de retirada do primeiro lote de ingressos. As novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais pelo @mostracinemissoes.
A terceira edição da Mostra de Cinema das Missões tem realização do Ministério da Cultura, do Instituto Estrela Radiante e da Lora.movie, com apoio do Iphan, da Prefeitura de São Miguel das Missões, do Tenondé Park Hotel e da Redeparts e patrocínio da John Deere.
Sobre as participantes da sessão comentada:
Paola Mallmann é produtora cultural e audiovisual, diretora e pesquisadora com formação em Ciências Sociais (UFRGS), mestrado em Antropologia da Arte, Imagem e Comunicação e doutoranda em Educação (UFRGS). Atua no setor audiovisual, como produtora executiva e diretora, tendo experiência de direção em quatro curtas-metragens, destacando experiência em trabalhos com comunidades indígenas. Realizou os curtas Nhemonguetá (2017) e Um Tempo Para Mim (2022) e foi diretora do longa-metragem documental Kunhã Karaí e as Narrativas da Terra (2023), com mulheres indígenas brasileiras. Como produtora executiva, integrou a equipe dos longas Filhos do Mangue, de Elianne Caffé, e De Repente Miss, de Hsu Chien, e do documentário Tras las Huellas de Mengele, coprodução Brasil e Argentina. Atualmente é diretora-presidente da Fundação Cinema RS, entidade que é responsável pela realização de diversas ações e projetos em prol do cinema e audiovisual gaúcho e brasileiro, e também é coordenadora da 5ª edição do MAEF.
Liliane Rhode é professora da ESPM/SUL há mais de duas décadas. É engenheira e mestre em marketing pela UFRGS, com cursos de extensão em Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor pela mesma instituição. Tem publicações em periódicos internacionais sobre Consumo e Gênero. Atua há mais de 30 anos como Consultora na área de Pesquisa de Mercado e Comportamento de Consumo junto a empresas dos mais variados setores. É palestrante na área de consumo feminino e questões de gênero na sociedade.
Manuela Fetter Nicoletti é pesquisadora no campo da diplomacia cultural brasileira e curadora de cinema. Doutoranda e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, trabalha na interseção entre diplomacia cultural, cinema e comunicação internacional. Fundadora da LORA.movie, distribuidora dedicada a filmes independentes, já realizou mais de 100 eventos de exibição, levando milhares de pessoas às ruas e a espaços alternativos para experiências cinematográficas de impacto. Atualmente, atua como External Expert na ICESCO (Islamic World Educational, Scientific and Cultural Organization), sediada em Rabat, Marrocos, desenvolvendo projetos e políticas culturais para 54 países-membros. Autora do livro Diplomacia Cultural e o Cinema Brasileiro (Editora Sulina, 2022), Manuela também é coidealizadora da Mostra de Cinema das Missões, realizada anualmente no sítio arqueológico de São Miguel, Patrimônio Mundial da Unesco.
Serviço
Rumo às Missões: sessão comentada do filme Por tu Bien (2024)
Exibição do longa-metragem argentino seguida por debate entre Paola Mallmann e Liliane Rhode, com mediação de Manuela Fetter Nicoletti, idealizadora e curadora da Mostra de Cinema das Missões
Dia 30 de setembro, terça-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br
Filme Por tu bien
Argentina, 2024
Duração: 77 minutos
Gênero: Ficção
Classificação etária: 16 anos
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.
www.youtube.com/c/
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos dentro do estacionamento do prédio, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.