No dia 25 de setembro (quinta-feira), a fotógrafa Vitória Proença inaugura na Rádio Agulha a exposição Ponto Fantasia. A mostra, composta por 32 imagens, entrelaça a história da cena musical independente de Porto Alegre e o desenvolvimento de sua carreira, que acompanhou a casa do início ao fim do bar, em maio de 2024. Vitória também convidou Cristiano Rangel, Elizabeth Thiel e Gabriela Cunha para mostrarem suas fotografias e a violinista, compositora, pesquisadora e produtora cultural, Clarissa Ferreira para um pocket show. Ponto Fantasia pode ser visitada até o dia 25 de outubro, de terça a sábado, entre 18h e 24h, na Avenida Cristóvão Colombo, 545.
Localizado na Rua Conselheiro Camargo, no bairro São Geraldo, na região do 4º Distrito, o Agulha ficou mais de 20 dias inundado. Há sete anos em operação, atuando como casa de shows e espaço cultural, o espaço de 350m² tinha como objetivo ser uma mistura entre casa de shows e bar, sem deixar de lado a coquetelaria e a gastronomia. Ao longo desses anos realizou mais de 400 shows, tornando-se um importante espaço para o cenário alternativo e independente de todo o Brasil.
“Ponto Fantasia é o momento em que a fotografia borda esses instantes. A lente torna-se agulha: fura, costura e prende o que é efêmero — o brilho do suor no palco, a curva de um corpo em transe, a luz que atravessa a fumaça. Cada clique é um ponto nesse bordado de lembranças. Após as águas de maio de 2024 invadirem Porto Alegre, levando sonhos e histórias, transformou-se o espaço que abrigava música e encontros. Nessa nova casa, num palco reinventado, agora a Rádio Agulha segue alimentando a trama cultural que há anos tece, ponto a ponto, na memória coletiva”, diz Vitória.
Sobre Vitória Proença
Designer, fotógrafa e artista audiovisual, Vitória Proença é coordenadora de comunicação do Festival Morrostock há 9 anos. Integra a equipe da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e Orquestra Theatro São Pedro como fotógrafa e designer. Nos últimos anos, vem desenvolvendo seu trabalho de branding musical assinando capa de discos, singles e videoclipes de artistas como Kassin e Frank Jorge, Paola Kirst, Clarissa Ferreira, entre outros. Como fotógrafa, já trabalhou com artistas como Elza Soares, Kiko Dinucci, Boogarins, Luiza Lian, além de registrar ativamente a cena musical brasileira desde 2017. Em 2020, fez sua primeira exposição individual “Passagens”, como retratista do Agulha Porto Alegre. Em 2021, foi uma das ganhadoras do Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro. Também já esteve à frente da fotografia e design de instituições como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e foi contemplada em outros editais e festivais como Natura Musical, Porto Verão Alegre, SIM SP e Noite dos Museus.
FICHA TÉCNICA
Fotografias e curadoria: Vitória Proença
Fotógrafos convidados: Cristiano Rangel, Elizabeth Thiel e Gabriela Cunha
Depoimentos: Ana Frango Elétrico, Ana Canãs, Ava Rocha, Jp Siliprandi (Bate Sopra), Edgar, Laura Diaz (Teto Preto), Lucas Santtana e Salma Jô (Carne Doce)
Curador e programador artístico: Guilherme Thiessen
Arte: Kiko Dinucci
Colagem de áudio e trilha: Germano da Silva
Expografia: Vladimir Tidra
Apoio: Expansão Cultural, TVE e Fm Cultura
Realização: Rádio Agulha
Patrocínio: Odara Alfajores
SERVIÇO
Exposição Ponto Fantasia
Agulha em foco: tramas de palco, luz e memória
Abertura: 25 de setembro | Quinta-feira | 18h
Onde: Rádio Agulha (Avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta)
Visitação: até 25 de outubro, de terça a sábado entre 18h e 24h