Viva Perifa chega a Porto Alegre e transforma escolas afetadas pelas enchentes em espaços de arte e memória

blank
O projeto Viva Perifa, que já transformou muros de escolas de São Leopoldo em verdadeiras galerias de arte urbana, chega agora a Porto Alegre para ressignificar escolas públicas impactadas pelas enchentes de 2024. Serão contempladas três instituições da capital: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gustavo Armbrust, Escola Estadual Especial Recanto da Alegria e Escola Municipal Araújo Porto Alegre, localizada no bairro Sarandi, profundamente afetada pelas chuvas.
Mais do que colorir paredes, o projeto une arte urbana, acolhimento e escuta ativa, levando emoção e esperança às comunidades atingidas pelas águas. Em cada traço, abre-se a possibilidade de sonhar com um futuro diferente, onde dor e destruição dão lugar a pertencimento e novas memórias.
A primeira etapa do Viva Perifa contemplou as escolas Cândido Xavier, Castro Alves e Rui Barbosa, em São Leopoldo. Foram mais de 600 m² de muros grafitados por um coletivo de mulheres muralistas. Agora, em Porto Alegre, os murais seguem o mesmo propósito: criar galerias de arte a céu aberto, levando a arte urbana para dentro das comunidades através da grafitagem dos muros escolares.
Os temas das pinturas são escolhidos previamente pelas escolas, fortalecendo o vínculo entre artistas, professores, estudantes e famílias. A entrega das artes emociona a todos, transformando o que antes era símbolo de destruição em cores vibrantes, autoestima e fortalecimento comunitário. Mais do que revitalizar os espaços, o Viva Perifa gera trabalho e renda para artistas e comerciantes locais, valoriza a cultura periférica, desenvolve habilidades nos participantes e incentiva o protagonismo das comunidades.
Além das artes visuais, o projeto também realiza oficinas culturais e temáticas, ampliando seu impacto e contribuindo para a construção de novas narrativas coletivas.
Estamos muito felizes em expandir o Viva Perifa para Porto Alegre, levando arte urbana e sensibilidade para mais escolas e integrando artistas locais e comunidades no processo de ressignificação e transformação dos espaços escolares. Cada mural é um ato de memória, pertencimento e esperança”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria e idealizadora do Projeto Viva Perifa.
O Viva Perifa é incentivado pela Leroy Merlin, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, produzido pela Yabá Consultoria e coproduzido pela Aflora Cultural.
Acompanhe também nas redes sociais: @vivaperifa
Convite à imprensa
A imprensa está convidada a acompanhar de perto a criação e entrega dos murais nas escolas de Porto Alegre, registrando este processo de arte, emoção e transformação social. Nesta quinta-feira (11 de setembro) iniciam as pinturas da Escola Municipal Araújo Porto Alegre, localizada no bairro Sarandi. As pinturas dessa escola devem encerrar no dia 17 de setembro.
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.