Mostra Porto Negro – Redenção Preta ocupa bairros de Porto Alegre com arte gratuita e acessibilidade

blank

A partir de 18 de julho, Porto Alegre receberá a Mostra Cultural Porto Negro – Redenção Preta, iniciativa que promove apresentações artísticas gratuitas em diferentes bairros da capital. Com uma agenda que se estende até 19 de outubro, o projeto busca descentralizar o acesso à cultura e ampliar a visibilidade de artistas negros e pardos da cena local.

Com início no Centro Histórico, e se deslocando para os bairros Restinga, Leopoldina e Partenon, a Mostra ocupa espaços públicos como praças e parques com shows, performances e atividades culturais abertas à comunidade.

O projeto foi estruturado para responder a uma demanda por maior representatividade na agenda cultural da cidade e tem como missão preservar, valorizar e difundir a arte afro-brasileira. O formato itinerante é o principal pilar da Mostra, que ocupará praças e parques públicos, transformando-os em palcos abertos.

A direção de produção é assinada por Túlio Quevedo, com produção executiva de Silvia D’Arte Produções e financiamento do Edital PNAB POA – Fomento 2024.

“Queremos levar a produção artística de qualidade para onde o público está, sem barreiras de ingresso ou geográficas. A Mostra é uma ferramenta para afirmar o direito à cultura e fortalecer a identidade das comunidades, colocando artistas locais como protagonistas em seus próprios territórios e no centro da cidade,” afirma Túlio Quevedo.

Todas as atividades da programação são gratuitas. Para garantir a inclusão, as apresentações contarão com intérpretes de Libras e recursos de Audiodescrição, assegurando a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.

Confira a programação completa.

Centro Histórico e Cidade Baixa
18/07 – Esquina Democrática: DJLuizza, DJ Kafu e Grupo Brazil Estrangeiro
19/07 – Parque da Redenção: Grupo Odumodê e Grupo Trupi Di Trapu
20/07 – Parque da Redenção: Roda de Samba com Claudia Quadros

Restinga (Praça Macedônia)
23/08: Grupo Brazil Estrangeiro e Grupo Raízes da África
24/08: Pagode dos Pretin

Leopoldina (Parque Chico Mendes)
13/09: Grupo Afroxé às Yabás e Grupo NuTA
14/09: Grupo Negras Encanto e Puro Samba

Partenon (Praça da Amizade)
18/10: Grupo SOUL MULHER e Grupo Trupi Di Trapu
19/10: Resenha do Cabeça

SERVIÇO

O quê: Mostra Cultural Porto Negro – Redenção Preta
Quando: De 18 de julho a 19 de outubro de 2024
Onde: Locais públicos nos bairros Centro, Cidade Baixa, Restinga, Leopoldina e Partenon
Quanto: Gratuito
Acessibilidade: Apresentações com Libras e Audiodescrição

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.