Povos Indígenas do Rio Grande do Sul: Passado e Presente

blank
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de História Julio de Castilhos, o Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia da UFRGS, o Atelier Livi e o Memorial do Ministério Público do RS convidam para a exposição “Povos Indígenas do Rio Grande do Sul: Passado e Presente”.

📝 No Rio Grande do Sul, as primeiras populações chegaram há mais de 12.000 anos, época em que o clima ficou mais quente, favorecendo o deslocamento de humanos e alterando a fauna e a flora, gerando o Bioma Pampa. Ao longo desse tempo, várias levas de povoamento vieram ao Estado, formando a diversidade étnica e cultural dos povos originários. A chegada dos colonizadores não representa o fim dessa história, mas um novo capítulo para os povos indígenas, de adaptação e luta pela sobrevivência física e cultural que dura até os dias de hoje.

🪨 A partir de artefatos, mapas, ilustrações e textos curtos, o visitante pode conhecer mais sobre essa trajetória de longa duração, desde os primeiros caçadores de animais já extintos, passando pela formação das populações pampeanas e os contatos com os colonizadores. Tudo isso estará na exposição!

Esperamos sua visita.

SERVIÇO:
Exposição “Povos Originários do Rio Grande do Sul: Passado e Presente”
Inauguração: 4 de julho, às 17 horas
Local: Memorial do Ministério Público do RS (Praça Marechal Deodoro, 110, Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Visitação: 7 a 31 de julho, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.