Festival Rainbow Run veste o esporte com as cores da diversidade

blank

Porto Alegre se prepara para viver um momento histórico no dia 5 de julho (sábado): a primeira edição da Rainbow Run + Festival do Orgulho (www.instagram.com/rainbowrun.br), um evento inédito que celebra esporte, cultura e diversidade. A escolha da data não foi por acaso, trata-se do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, e a ocasião também marca o lançamento oficial da Parada de Luta POA.

 

Com uma proposta inclusiva, a largada da Rainbow Run será às 8h30min e ocupará a Orla do Guaíba, no Trecho I , com trajetos de 3 km, 5 km e 10 km. Além de provas especiais para o público kids e pets, a partir das 11h30min, na Praça do Aeromóvel, em frente à Usina do Gasômetro. A expectativa é reunir mais de 800 atletas, além de famílias e toda a comunidade em uma manhã e tarde cheias de significado.

 

A organização da Rainbow Run + Festival do Orgulho é da produtora cultural Tô na Rua, com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e do Nau Live Spaces. Inscrições podem ser realizadas via TriChip (www.trichip.com.br/evento/rainbow-run-porto-alegre-2025), as vagas são limitadas. O ponto de chegada será na Praça do Aeromóvel, com as premiações programadas para às 11h15min.

 

No local, estará o palco Rainbown e onde  também ocorrem as corridas kids e pets de 330 metros. Das 9h às 18h acontece ali a Feira Tô na Rua e Asa Coletivo, um espaço criativo de comércio com expositores LGBTQIA+ e aliados. A programação do Festival do Orgulho propõe uma experiência completa que transcende à prática esportiva com DJs e shows ao vivo, que serão divulgados em breve pela curadoria do festival.

 

Há, ainda, a Rota da Diversidade, formada por bares e restaurantes que são apoiadores da corrida. Os estabelecimentos presentes receberão um selo de local seguro, bem como benefícios para quem chegar com a medalha. Entre os nomes confirmados, estão: Fenix POA, Cucko, Spoiler Bar, Joseph’s Café, Uai Why, Brita Bar e Mercado Brasco.

 

“Criarmos essa ação para marcar um novo capítulo na história de Porto Alegre, com sua primeira edição quebrando barreiras e celebrando a diversidade de forma inclusiva e vibrante. Mais do que uma corrida, é um evento que transborda significado, unindo esporte, cultura e visibilidade em um único lugar”, afirma Susie Jung, fundadora do Tô na Rua.

 

Premiação sem gênero: protagonismo por faixa etária

Um dos diferenciais da Rainbow Run está na proposta inovadora de uma premiação por faixa etária, sem distinção de gênero. Uma forma simbólica de reforçar o compromisso com a inclusão e valorizar as múltiplas formas de existência. Assim, todos os participantes cruzam a linha de chegada como vencedores e levam para casa uma medalha de participação.

 

Os primeiros colocados de cada faixa de idade (18 a 24, 25 a 35, 36 a 45, 46 a 59, 60+ e 70+) receberão vouchers de experiências em empreendimentos LGBTQIA+ da capital, além de brindes personalizados dos patrocinadores.

 

“A ideia de premiar por faixa etária, sem distinção de gênero, é um reflexo claro de um compromisso com o respeito à pluralidade, enquanto a programação oferece um espaço de celebração para todas as formas de ser e de amar”, completa Susie Jung.

 

Orgulho em movimento

A identidade visual do evento foi pensada para refletir a pluralidade da causa: a logo traz um arco-íris desconstruído, respeitando a ordem das cores representativas de cada bandeira, enquanto o formato da corrida rompe com o padrão binário tradicional das competições esportivas.

 

RAINBOWN RUN
Quando: 5 de julho (sábado)
Local: Orla do Guaíba, trecho 1
Largada: 8h30min
Inscrições: www.trichip.com.br/evento/rainbow-run-porto-alegre-2025alegre-2025

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.