Asiana também alimenta a cultura

blank
A gastronomia é uma das mais reveladoras e deliciosas formas de se conhecer e experienciar a cultura. E as manifestações que expressam crenças, valores, conhecimentos, habilidades e comportamentos do ser humano em sociedade são valorizadas como um todo no Asiana. Por isso, o restaurante procura apoiar a cultura da forma mais abrangente possível. O espaço na Rua Dinarte Ribeiro, no Bairro Moinhos de Vento, recebeu o lançamento de 15 livros somente neste ano. Atores e atrizes que trazem seus espetáculos de teatro a Porto Alegre são muito bem-vindos para encerrar a noite degustando algum dos pratos da Tailândia, Japão, China, Laos, Mongólia, Filipinas, Indonésia, Camboja e Coréia do Sul.  A diva Vera Fischer, por exemplo, vai sempre ao Asiana quando visita a Capital. Marília Gabriela e o filho Theodoro Cochrane e Nívea Maria e Daniel Rocha fizeram o mesmo quando estiveram em cartaz com suas peças na cidade.
Um dos destaques do cardápio é o Gochujang Seafood, prato autoral criado para identificar o restaurante na Bienal do Mercosul. Idealizado pelo chef Victor Jongh, o Gochujang Seafood é duplamente singular porque é apresentado e servido em uma cerâmica forjada no Atelier Prima Arte. O salteado de frutos do mar com pasta de pimenta gochujang representa o Asiana na “Arte no prato”, projeto com o intuito de fomentar o setor de alimentação e criar roteiros gastronômicos em POA durante a Bienal, que vai até 1º de junho.
 
Mais sobre o Asiana
Localizado no coração do Moinhos de Vento desde 2021, o Asiana assumiu o protagonismo na culinária asiática do Estado. O cardápio apresenta mais de 40 pratos de países como Tailândia, Japão, China, Laos, Mongólia, Filipinas, Indonésia, Camboja e Coréia do Sul.  São locais que cultivam receitas tradicionais, algumas milenares. E, à luz de técnicas contemporâneas, podem ser saboreadas no restaurante a partir da criatividade e da inventividade do chef Victor Jongh, seja em releituras ou pratos autorais.
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.