IECAM leva cultura Guarani ao Brique da Redenção no Mês dos Povos Indígenas

blank

No próximo dia 27 de abril (domingo), das 10h às 18h, o Parque da Redenção, em Porto Alegre, recebe programação especial em homenagem ao Dia (19/04) e Mês dos Povos Indígenas, promovida pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais – IECAM. A ação ocorre no Brique, em frente ao Monumento ao Expedicionário, e integra a 4ª fase do Projeto Ar, Água e Terra, realizado com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Mais do que uma celebração simbólica, o evento tem como propósito ampliar a visibilidade das culturas indígenas, especialmente da etnia Mbyá Guarani, criando um espaço de escuta, troca e reconhecimento entre os povos originários e a população urbana. O público poderá conhecer o artesanato produzido nas aldeias, conversar com integrantes do Projeto, acessar materiais informativos e entender como práticas sustentáveis estão sendo implementadas em territórios indígenas de dez municípios gaúchos.

A ação busca também fortalecer os vínculos entre parceiros, apoiadores e colaboradores do Projeto, promovendo um momento de aproximação direta com a sociedade. Ao levar os resultados e vivências do território para um espaço simbólico da capital, o IECAM reforça a importância da inserção dos povos indígenas no debate ambiental, da valorização dos saberes tradicionais como estratégias contemporâneas de sustentabilidade e da preservação da biodiversidade cultural e ecológica do estado.

O Dia dos Povos Indígenas (19/04), instituído no Brasil em 1943, tem origem no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940, que marcou o início da articulação internacional em defesa dos direitos, culturas e territórios dos povos originários.

Sobre o Projeto Ar, Água e Terra

O Projeto Ar, Água e Terra atua há mais de três décadas com a etnia Mbyá Guarani, com foco na gestão sustentável dos territórios indígenas — incluindo iniciativas de recuperação ambiental, segurança alimentar, viveirismo, sistemas de energia renovável, educação etnoambiental e reconversão produtiva. Hoje, são mais de 300 indígenas envolvidos diretamente, em áreas que somam mais de três mil hectares nos biomas Pampa e Mata Atlântica.

Serviço:

 Celebração do “Dia e Mês” dos Povos Indígenas

 Domingo, 27 de abril de 2025

 Das 10h às 18h

 Brique da Redenção – em frente ao Monumento ao Expedicionário, Porto Alegre/RS

 Evento gratuito e aberto ao público

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.