Exposição de Paulo Favalli terá visita guiada

blank

Exposição de Paulo Favalli terá visita guiada

No sábado, 26 de abril, das 10h às 12h, no Museu de Arte do Paço (MAPA), o escultor Paulo Favalli fará uma visita guiada aberta ao público, à sua exposição Homo Machina Reloaded. O artista apresentará os detalhes do processo criativo por trás da concepção de sua mostra imersiva, tecnológica e distópica, que vem impactando o público visitante.

Entre as principais inovações trazidas por Favalli estão computadores programados, sons, imagens e textos interconectados às esculturas em bronze e cerâmica, além de uma abordagem antropológica inspirada nos museus de história das civilizações.

O resultado provoca os visitantes a refletirem sobre o papel das tecnologias ao longo da evolução humana, desde as mais primitivas até as atuais, incluindo a internet, redes sociais e a inteligência artificial e suas consequências nas relações interpessoais e no meio ambiente.

A exposição tem a curadoria de José Francisco Alves, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e expografia de Laura Hagel.

 

SERVIÇO

Visita Guiada – Exposição Homo Machina Reloaded

Data: Sábado, 26 de abril, das 10h às 12h

Visitação: até 16 de maio de 2025

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Museu de Arte do Paço – MAPA (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico)

avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.