Fanfarra Bate Sopra anima o Sarau do Solar Especial de 190 anos do Parlamento gaúcho

blank
Os 190 Anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul serão celebrados com um grande espetáculo musical do Sarau do Solar Especial – Música e Diversidade, com a Fanfarra Bate Sopra, dia 30 de abril, às 18h30, na Praça da Matriz. A entrada é gratuita.
Formada em 2014, a Bate Sopra é uma fanfarra composta por instrumentos de sopro e percussão. Ao longo da sua caminhada já se apresentou nas ruas e em diversos espaços culturais e festivais no RS, SP, RJ e BSB. Em 2019 foi vencedora do Festival de Música de Porto Alegre na categoria música de rua com a música “Ventania”. Em 2023 lançou seu primeiro EP chamado “Transmutação Urbana”, e celebra seus 10 anos de atividades ininterruptas, marcando cada vez mais o seu espaço na cena da música instrumental independente. Essa junção de fatores musicais, somada à ocupação dos espaços públicos com alegria e luta, fazem com que a Bate Sopra mova centenas de pessoas nas suas apresentações.
O show “Transmutação Urbana” tem como intuito atenuar o caos urbano convidando o público para uma imersão sonora, cênica e sensorial, a partir da apresentação de um repertório autoral assim como algumas releituras de músicas que são influências importantes para o grupo. Com músicas inteiramente instrumentais, a Bate Sopra executa gêneros musicais como cumbia, ska, levadas brasileiras e techno.
Integram a Fanfarra Amadeu Medina, Carolina Pires Pizzato, Gabriel Borba Luzzi, Lívia Tabert, Martin Rahde Weiler, Pedro Paulo Ferreira Souza, João Pedro Siliprandi, Vinicius Pimentel Ávila, Daniela Sergio Garcia e Gustavo Caspani Dubois.
No repertório do espetáculo estão; Retorno a Marte (Bate Sopra); Olha a chuva (Bate Sopra); Ventania (Bate Sopra); Revoar (Orquestra Voadora); Jacarandá (Bate Sopra); Imersão (Bate Sopra); Floriana (Bate Sopra); Hasta la cumbia (Charanga do França); Grama Verde (Bedeu / Leleco Telles); (Buyo – Lucky Chops); Track Suit (Minor Mishap Marching Band); Montserrat Serrat (Environmental Encroachment); Do Whatcha Wanna (Rebirth Brass Band); Oswaldo Pombo (Black Clube);  Skalamaior (Bate Sopra); Pim Pirim Hey! (Songoro Cosongo), e Praia (TechnoBrass).
SERVIÇO
Fanfarra Bate Sopra anima o Sarau do Solar Especial de 190 anos do Parlamento gaúcho
⦁     Dia 30 de abril, às 18h30
⦁     Na Praça da Matriz (Centro Histórico de Porto Alegre)
⦁     Entrada gratuita
ONDE ASSISTIR O SARAU DO SOLAR
⦁     Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
⦁     Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
⦁     YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
⦁     Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
avatar
Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.