Das Naturezas Possíveis: a arte de Andréa Brächer no “Portas para Arte” da 14ª Bienal do Mercosul

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A artista Andréa Brächer apresenta a exposição “Das Naturezas Possíveis”, que será inaugurada no seu ateliê no dia 12 de abril, das 11h às 14h, como parte do projeto Portas para Arte organizado pela Fundação Bienal do Mercosul, que incentiva a realização de exposições em Galerias e Espaços de Arte durante a 14ª Bienal do Mercosul.  A mostra, com curadoria de Nei Vargas, reúne uma seleção de obras inéditas da artista, explorando sua trajetória no campo da fotografia, com registros que convidam o público a uma nova forma de observar a natureza.

A obra de Brächer é notável pela dedicação à observação detalhada da natureza, em que a artista destaca e revela nuances que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos. “Com uma sólida formação na área, utilizo diversas tecnologias e métodos fotográficos, misturando técnicas contemporâneas e antigas. Ao sobrepor processos e estratégias de diferentes períodos, tanto na captura quanto na impressão das minhas imagens, busco criar uma obra que se caracteriza pela inovação e respeito pela tradição da fotografia”, explica a artista.

A exposição “Das Naturezas Possíveis” é dividida em dois núcleos temáticos. O primeiro se dedica ao registro de folhas e flocos de neve, utilizando ampliação e impressão em cianotipia, conferindo um caráter científico aos elementos da natureza. O segundo núcleo explora diferentes formas da natureza, abordando tanto o natural quanto o artificial. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 31 de maio. Além da exposição, haverá uma conversa especial entre a artista e o curador, no dia 26 de abril, às 11h, em um encontro que promete aprofundar a discussão sobre os processos criativos e conceituais da artista.

Serviço: Exposição “Das Naturezas Possíveis”, de Andréa Brächer e curadoria de Nei Vargas

Abertura: 12 de abril, das 11h às 14h

Visitação: até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h às 18h

Local: Ateliê de Andréa Brächer (Rua 24 de Outubro, 1681, sala 909)

Conversa com a artista e curador: 26 de abril, às 11h

Informações: 51.985312239 c/ Letícia.

Produção: Babilônica Arte

Andréa Brächer

Natural de Porto Alegre, Andréa Brächer é artista desde o fim dos anos 90. Suas exposições individuais mais destacadas ocorreram na CAIXA Cultural SP, nos museus MARGS, MARCO e MAB.  Foi indicada três vezes ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, premiada para o Salão de Arte Latino-americana do Museu de Arte de Santa Maria, no 23° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2022) e para o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2004) e selecionada para o 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Santo André/SP. Tem seus trabalhos publicados sobre fotografia histórica/alternativa no Brasil e no exterior. Suas obras integram acervos públicos e coleções privadas. Sua proposta de base fotográfica busca refletir sobre o universo onírico, por vezes, fantasmático, de fabulações, invenções e de sonhos. No doutorado, Andréa desenvolveu uma produção voltada para o universo infantil a partir da leitura de contos de fadas e de horror, assim como da história da fotografia. Nas últimas produções as florestas ganham destaque e assumem o protagonismo. Atualmente, é docente no Instituto de Artes/UFRGS. Concluiu o PhD em Poéticas Visuais no PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS em 2009. Também é fundadora e coordenadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.

Nei Vargas da Rosa

Mestre e Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa o desenvolvimento do sistema da arte no Brasil, especialmente no pós-1980 aos dias atuais. Dissertação premiada no Edital Economia da Arte, dentro do Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo. Sua Tese de Doutorado mapeou um grupo de colecionadores nas cinco regiões do Brasil, levantando indicadores do funcionamento e impacto do colecionismo privado de arte contemporânea. Participou da publicação dos livros As Novas Regras do Jogo: o sistema da arte no Brasil e ResearchingArtMarkets: past, presente and tools for the Future, da Routledge, da Inglaterra. Como curador, destaca a mostra “Existências Ocultas, políticas de legitimação na Pinacoteca Ruben Berta”, mostra dos 50 anos da coleção, Porto Alegre; “Lados Lados”, individual de André Mendes no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; “Presente e Futuro”, curadoria coletiva no Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia; e “Dois Indígenas da Amazônia – Vida e Arte” Dois na Caixa Cultural da Sé, São Paulo, e de Salvador. Atualmente, trabalha na Galeria Marília Razuk e compõe o corpo docente do Curso de Especialização em Peritagem, da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.

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Vinícius Mitto é docente do SENAC RS e professor da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre. Graduado em Arquivologia pela UFRGS, com pós-graduação em Gestão em Arquivos pela UFSM e Formação Pedagógica pelo IFRS, possui mais de dez anos de experiência docente. Como Arquivista atua como consultor há mais de quinze anos em empresas privadas e no serviço público. Presidiu a entidade de classe da sua profissão, de 2022 a 2024. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Clube do Professor Gaúcho e está na web há mais de uma década com seu site www.viniciusmitto.com.br por onde criou diversos projetos como o “Café da Manhã dos Influenciadores”, “Bloco Bah Guri” que arrastou mais 50 mil pessoas no carnaval de 2020 e o “Coletivo Bah Guri” que contou a história de dezenas de bairros de Porto Alegre no marco dos 250 anos da capital.